Sinalética

Conheça a marcação existente nos trilhos da Rota Vicentina e siga pelo caminho certo!

Trilhos Pedestres

São quatro os tipos de marcas utilizadas nos Trilhos Pedestres da Rota Vicentina: caminho certo, caminho errado e mudança de direcção à esquerda e à direita. A cor varia de acordo com a tipologia de trilho.

Seguir
Não seguir
Esquerda
Direita

Quando um Percurso Circular combina com o Caminho Histórico

Percursos de BTT & Grande Travessia

A Rota Vicentina também possui mais de 1000 km de percursos para bicicletas – BTT e Gravel – no concelho de Odemira. Cerca de 20% dos percursos encontram-se marcados no terreno.

Virar á esquerda
Percurso partilhado com caminhantes
Bike station
Certificação

Centro de BTT homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC)

Orientação

Indicação do sentido a seguir, podendo surgir nas cores: amarelo (percurso BTT), vermelho (Grande Travessia) ou castanho (percursos em áreas protegidas)

Cor do grau de dificuldade no terreno

Nível de dificuldade do percurso: verde (fácil), azul (moderado), vermelho (difícil) ou preto (muito difícil).
Ao navegar no site da Rota Vicentina ou plataforma OutdoorActive, irá encontrar uma classificação dos graus de dificuldade dos percursos de BTT com um código de cores diferente daquele que encontra no terreno. Por favor, tenha em conta o grau de dificuldade escrito.

Número

Número do percurso

GT

Grande Travessia

Sinalética complementar

De forma a ir ao encontro das necessidades de informação e orientação dos caminhantes, a marcação pode ser complementada com outros sinais, placas direccionais e de aviso, nomeadamente nos pontos de partida e de intersecções com outros percursos.

Painéis informativos

Os painéis são colocados no início e no final de cada percurso e servem para fornecer um conjunto de informações úteis sobre os trilhos e a região.

Nota:

A manutenção da sinalética dos Trilhos Pedestres da Rota Vicentina é feita regularmente por voluntários e padrinhos. Caso encontre falhas de sinalética, não hesite em contactar-nos.

Newsletter

Subscreva aqui a newsletter para manter-se a par de tudo o que acontece na Rota Vicentina.