Associação
Associação Rota Vicentina
A Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina é uma entidade associativa sem fins lucrativos, criada em 2013 com o propósito de gerir a rede de trilhos e potenciar a vocação deste território para uma dinâmica turística sustentável e com capacidade regenerativa.
Com cerca de 100 associados fundadores, conta hoje com mais de 200, maioritariamente empresas locais, mas também pessoas individuais, algumas entidades públicas e mais de 40 operadores turísticos de 11 países diferentes.
Servindo o interesse dos seus Associados, a Rota Vicentina assume-se na senda do interesse público, gerindo uma rede de trilhos como infraestrutura pública e a marca Rota VicentinaⓇ como capital privado para dinamização económica da rede de empresas parceiras, que por sua vez investem num modelo conjunto de compromisso sustentável na região.
Pelo seu modelo inovador, a Rota Vicentina tem sido referência para muitos projectos análogos, buscando ela própria inspiração noutros locais do país e do mundo.
Embrace - Protect - Support
* Integrar – Proteger – Apoiar
Contribuir para o investimento integrado entre públicos e privados no desenvolvimento sustentável da Costa Alentejana e Vicentina, através de uma oferta turística assente:
- no usufruto e protecção da natureza;
- no apoio à economia local e endógena;
- na promoção de cultura e qualidade de vida das comunidades locais.
Para onde caminhamos?
Numa Associação jovem que procura responder a uma realidade dinâmica e multi-facetada, os objectivos evoluem ao longo do tempo, reafirmando a matriz da sua missão.
Depois de um forte investimento de expansão da oferta e estrutura da Rota Vicentina entre 2007 e 2020, que culminou com 2 anos de forte foco na comunidade e mercado interno, a Associação entrou numa nova era, onde que se destacam os seguintes objectivos:
- Manter-se na vanguarda das redes colaborativas assentes em dinâmicas turísticas regenerativas, integrando os trilhos pedestres e cicláveis de utilização pública com a oferta seleccionada de produtos e serviços locais;
- Reforçar um crescente equilíbrio na procura turística, ao longo do ano, entre a costa e o interior do território e nas diferentes tipologias de consumo;
- Alargar o modelo de gestão a um sistema mais participativo, co-responsabilizando associados e comunidade por algumas áreas em expansão;
- Garantir a autonomia financeira da Associação, seu funcionamento e desenvolvimento saudável em articulação com os vários agentes públicos e privados.
Como nasceu a
Rota Vicentina
A Rota Vicentina foi lançada como rede de trilhos pedestres em Maio de 2012, tendo a Associação nascido apenas 1 ano depois.
Até essa data, a Associação Casas Brancas foi a entidade coordenadora, em parceria com a Associação Almargem, os municípios e juntas de freguesia, entidades locais e regionais, empresas e indivíduos que apoiaram e viabilizaram o projecto a vários níveis.
Desde então o projecto evoluiu pelas mãos da Associação criada para o efeito, a rede de trilhos cresceu e o seu enraizamento na economia local também.
Municípios
Os Municípios dão um importante contributo a nível técnico e financeiro, desde a fase de implementação do projecto, tendo igualmente assumido uma componente crucial no apoio à manutenção do traçado.
Juntas de Freguesia
As Juntas de Freguesia assumem um importante papel na manutenção dos trilhos e sinalética e articulação com a população local.
São parceiras: União de Freguesias de Santiago do Cacém, Sta. Cruz e S. Bartolomeu, União das Freguesias de S. Domingos e Vale de Água, Cercal do Alentejo, Sines, Porto Covo, Relíquias, São Martinho das Amoreiras, Vale de Santiago, São Salvador e Santa Maria, Sta. Clara-a-Velha, Saboia, Colos, S. Teotónio, S. Luís, Vila Nova de Milfontes, Longueira/Almograve, Boavista dos Pinheiros, Luzianes-Gare, Odeceixe, Rogil, Aljezur, Bordeira, Vila do Bispo/Raposeira, Sagres, Luz e São Gonçalo de Lagos.
Outros parceiros
Marcos da nossa história
2012
- Lançamento dos Trilhos Pedestres no Alentejo: Caminho Histórico e Trilho dos Pescadores;
- Prémio de Mérito “British Guild of Travel Writers” da Sociedade Britânica de Escritores de Viagens, que anualmente premeia iniciativas turísticas no mundo inteiro;
- Prémio “Welcome to Portugal” – LIDE Turismo e Gastronomia, atribuído pela associação empresarial LIDE.
- Lançamento dos Trilhos Pedestres no Alentejo: Caminho Histórico e Trilho dos Pescadores;
2013
- Lançamento dos Trilhos Pedestres no Algarve
Caminho Histórico e Trilho dos Pescadores - Constituição da Associação Rota Vicentina
Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana (Julho de 2013) - Prémio “Mais Inovação”
prémio atribuído pela revista Mais Alentejo - Menção Honrosa, na categoria “Agricultura, Mar e Turismo”
Green Project Awards Portugal - Prémio “Inovação”, Portugal Trade Awards 2013
prémio atribuído pela Revista Publituris, Portugal - Filme “Rota Vicentina Two Steps to Freedom” recebeu o 1.º prémio na categoria Ecoturismo
Baku International Tourism Film Festival, Azerbeijão - Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” nomeado para o “Grand Prix” CIFFT 2013
International Committee of Tourism Film Festivals, Áustria
- Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” arrecadou 5 prémios no Art&Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo
- Melhor Filme – “Grand Prix”
- Melhor Filme Promocional
- Melhor Filme de Turismo Português
- 1.º prémio, categoria “Expedições e Viagens”
- 1.º prémio, categoria “Turismo Rural”
- Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” ganhou o Golfinho de Prata, na categoria “Filmes de Turismo”
Cannes Corporate Media & TV Awards, França - Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” recebeu o 1.º prémio, na categoria “vídeos e filmes até 30 minutos apresentando países, instituições nacionais, regiões e cidades, turismo comercial”
TOURFILM – International Film Festival On Tourism Films, República Checa - Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” ganhou o 1.º Prémio, na categoria “Filme de Ecoturismo”, na secção de “filme de turismo”
IFFEST Document.Art – Festival Internacional de Cinema, Roménia - Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” foi finalista, na categoria “Ecoturismo e Biodiversidade”
Deauville Green Awards 2013 – The International Film Festival For Sustainable Development and Ecology, França - Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” foi vencedor do Certificado por Excelência Criativa, na categoria de “filmes de turismo”
US International Film & Video Festival, EUA - Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” arrecadou o 2.º prémio, na categoria “Turismo Comercial”
Tourfilm Riga – International Tourism Film Festival, Letónia - Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” recebeu a Bronze World Medal, na categoria “Filme e Vídeo – produções industriais”
New York Festivals International Television & Film Awards, EUA - Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” viu atribuído o 3.º prémio , na categoria “Regiões”
The Golden City Gate – International Tourism Film & Multimedia Competition, Alemanha
- Lançamento dos Trilhos Pedestres no Algarve
2014
2.º Prémio Nacional na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos”, nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014
2015
2016
O Caminho Histórico da Rota Vicentina foi distinguido com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade de ERA (European Ramblers Association), integrando o lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.
Projecto: Entre a Serra e o Mar 2016-2018
Internacionalização do potencial dos recursos naturais do Alentejo e do Sudoeste Alentejano para o turismo activo.
Ver ficha de projecto2017
2018
Filme “Rota Vicentina – Two Steps to Freedom” é finalista nos 3 primeiros lugares na Adventure in Motion – Adventure Travel Trade Association – ATTA Toscania e ficou em 3º Lugar no Creative Excellence Certificate, US International Film & Video Festival, Los Angeles
2019
Filme “Amor a esta Terra” arrecadou os seguintes prémios e distinções:
- 2.º prémio , na categoria “Turismo Ecológico” no The Golden City Gate
International Tourism Film & Multimedia Competition,ITB Berlim - 1º prémio, na categoria de “Nature & Eco-Tourism”
International Festival of Tourism Films – Bulgaria “On the East Coast of Europe” - Vencedor do Certificado por Excelência Criativa
US International Film & Video Festival, EUA - 1º prémio, na categoria “Ecotourism”
12th International Tourism Film Festival “Tourfilm Riga”, Letónia - Vencedor do Certificado por Excelência Criativa
US International Film & Video Festival, EUA - Vários prémios e distinções no na 12.º edição do ART&TUR – International Tourism Film Festival:
- 1º Lugar na categoria de Turismo Sustentável
- 2º Lugar na categoria de Turismo Activo
- 2.º prémio , na categoria “Turismo Ecológico” no The Golden City Gate
2020
O filme “Histórias BTT” arrecadou os seguintes prémios:
- The Blue Danube – Tourism Services and Sport Tourism
- Prémio de melhor filme na categoria “Turismo Desportivo”, SILAFEST, Sérvia
- The Best Sport Tourism Film: prémio de “Melhor Filme de Turismo Desportivo”, Zagreb TourFilm Festival, Croácia
- Prémio na categoria de “Ecoturismo”, AMORGOS Tourism Film Festival, Grécia
- 1º Lugar na categoria de Turismo Desportivo, ART&TUR Festival Internacional de Cinema, Portugal
- 6º Lugar no Ranking de Melhor Filme – Produtos Turísticos, Festival CIFFT
- 13º Lugar no Ranking de Melhores Filmes de Turismo do Mundo (escolha do público), CIFFT Festival
2021
Projectos co-financiados pela UE
O projecto Rota Vicentina está integrado num investimento estratégico ao abrigo do Programa Portugal 2020, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Actualmente, tem os seguintes projectos em curso:
Newsletter
Subscreva aqui a newsletter para manter-se a par de tudo o que acontece na Rota Vicentina.