Gravel & bikepacking

Um novo percurso para bicicletas Gravel e Bikepacking

Mais de 200 km entre Santiago do Cacém e o Cabo de S. Vicente

Pensando naqueles que querem viajar de bicicleta com a sua bagagem, num misto de aventura e liberdade, a Rota Vicentina propõe uma travessia pelo Sudoeste de Portugal, num trajecto criteriosamente escolhido de forma a revelar alguns dos trilhos mais desconhecidos desta região.

Entre a serra e o mar, este encontro a pedais com a cultura rural do interior e a bela e bem preservada Costa Alentejana e Vicentina, segue de olhos postos no objectivo de alcançar o extremo sudoeste do continente europeu: o Cabo de S. Vicente.

Dividida em 4 etapas, com cerca de 55 quilómetros cada, este percurso destaca-se pelas ligações possíveis através das estações ferroviárias da região (Grândola, Funcheira, Santa Clara-Sabóia e Lagos), alojamentos bike friendly e também os percursos e bike stations do Centro Cyclin’ Portugal de Odemira.

Download GPX / KML

Marcado no terreno: não

Grau de dificuldade: fácil

Tipo: linear

Extensão: 226 km

Duração: 18 h

Desnível acumulado: + 1 815 m / - 1 972 m

Altitude Min / Máx:  2 m / 274 m

Nível técnico: 2 (5)

Bicicletas recomendadas: Touring, Eléctricas, Gravel

Época recomendada: Setembro a Junho

Para 4 dias de viagem, estas são as etapas sugeridas:

Avisos importantes



  • Este percurso segue sobretudo por pacatas estradas nacionais e municipais, caminhos asfaltados e estradões abertos à circulação, onde pode encontrar trânsito automóvel. Tenha especial cuidado e respeite o código da estrada.

  • Circule a velocidade moderada e tenha particular cuidado nas descidas.

  • Ceda sempre a prioridade aos caminhantes e dê atenção à possibilidade de cruzamento.

  • Respeite os animais, a natureza e a propriedade privada: feche portões e cancelas caso tenha necessidade de abrir para poder passar.


Dicas



  • São sugeridas 4 etapas neste percurso (GB1, GB2, GB3, GB4), mas pode encontrar a melhor maneira de aproveitar, de acordo com sua condição física e disponibilidade de tempo.

  • Lembre-se que existem várias formas de chegar à região, permitindo o transporte de bicicletas, sendo o comboio uma das opções mais rápidas e ecológicas. As estações ferroviárias que ligam e melhor servem este percurso são: Grândola, Funcheira, Santa Clara-Sabóia e Lagos. Existem etapas de ligação (L1, L2, L3, L4 e L5) a cada uma destas estações de comboio. Consulte mais informações na página da região ou no site oficial dos Comboios de Portugal.

  • Ao longo do caminho e também em alguns alojamentos bike friendly parceiros da Rota Vicentina, vai encontrar estações de apoio ao ciclista que permitem lavagem e manutenção de bicicletas, pequenas reparações e afinações, enchimento de pneus e, em alguns casos, carregamento de bicicletas eléctricas.


Planeie a sua viagem!

Serviços bike friendly

Encontre infraestruturas e serviços parceiros, com espaços pensados para o seu merecido descanso e a segurança da sua bicicleta!

Ver opções bike friendly

Programas e actividades

Passeios de bicicleta organizados à sua medida, guiados por quem tem estes trilhos como parte da sua herança!

Ver todas as sugestões

Downloads

Leve a rota consigo! Aqui pode fazer download do GPS dos percursos para confirmar que está no caminho certo!

Descarregar percursos

Conheça o blog da
Rota Vicentina

Histórias e saberes para uma rota ainda mais especial.

Descobrir

Newsletter

Subscreva aqui a newsletter para manter-se a par de tudo o que acontece na Rota Vicentina.