Grande Travessia Amoreiras-Gare a Santa Clara-a-Velha
144,5 KM
A Grande Travessia é um grande percurso que liga todos os Núcleos do Centro Cyclin’Portugal de Odemira, partindo da Estação de Comboio de Amoreiras-Gare ou da Funcheira e indo até Santa Clara, passando antes na Estação de Sabóia.
É um percurso bastante longo, mas de nível técnico relativamente baixo, acessível a bicicletas do tipo BTT, Gravel e Touring.
O trajeto segue sobretudo por caminhos, estradões e estradas com pouco trânsito. Embora siga com frequência por troços de outros percursos da rede de BTT, evita as passagens mais técnicas, tendo por isso uma percentagem maior de asfalto.
Apesar da passagem por pequenas aldeias, o percurso desenrola-se sobretudo em zonas remotas do concelho de Odemira, onde se respira a paz do sossego alentejano!
As estações de comboio e os 5 núcleos da rede sucedem-se nesta ordem:
km 0 – Estação de Amoreiras-Gare
km 12 – Estação da Funcheira
km 26 – Colos
km 54 – São Luís
km 82 – Odemira
km 104 – São Teotónio
km 136 – Estação de Santa Clara / Sabóia
km 144,5 – Santa Clara-a-Velha
Ficha Técnica
Dicas
Encontre a sua melhor maneira de aproveitar a Grande Travessia, de acordo com sua condição física e disponibilidade de tempo.
Da Estação de Comboio da Funcheira e até a de Santa Clara/Sabóia, o percurso reduz para 123 km.
Como base, a Grande Travessia é organizada nas seguintes etapas:
5 etapas / dias
27 km – De Amoreiras-Gare a Colos
Avisos Importantes
O trajeto cruza frequentemente pacatas estradas nacionais e municipais e segue pelo interior das aldeias e vilas por onde passa.
No campo, segue sobretudo por caminhos e estradões abertos à circulação, onde por vezes pode encontrar trânsito automóvel.
Pode haver a necessidade de abrir cancelas de proteção de gado pelo que, sempre que seja o caso, deverão ser de novo fechadas após passagem.
Após chuvas intensas, alguns caminhos podem estar alagados ou muito enlameados, sendo necessário especial atenção a essas circunstâncias.