Turismo Responsável

A grande viagem do Ser Humano hoje é para dentro de si mesmo.

Na Rota Vicentina, trabalhamos como associação local para o guiar numa viagem com impacto, para si, visitante, e para nós, comunidade.

Embrace – Protect – Support

Um lugar não pode ser bom para visitar se não for bom para viver. É por isso que, na Rota Vicentina, desejamos que todos sejam igualmente responsáveis por este território, quem vive cá e quem está de visita. Abraçar a comunidade, proteger a paisagem e apoiar as empresas locais é uma missão comum que importa partilhar:

Nunca pode ser bom para visitar se não for bom para viver. E viver nesta região não significa apenas acordar aqui todas as manhãs; é também ser responsável pelo território, pertencer a uma comunidade que faz parte deste local e que possibilita que ele seja visitado de forma segura, responsável, inspiradora e confortável.

Esteja aberto a partilhar experiências e conhecer melhor o modo de vida local. Escolha actividades proporcionadas pela comunidade, frequente os seus eventos, fale a sua língua.

Afaste-se das multidões que se juntam na costa e aproveite para explorar toda a região. Este território está vivo e quer ser acarinhado, as comunidades residentes estão prontas para o receber.

A Rota Vicentina está integrada num Parque Natural, pelo que a sua protecção é um desafio, com paisagens intactas a conviver com agricultura, vilas, negócios locais e turismo. Só com o cuidado e a atenção de todos conseguiremos preservar esta região única

Não se afaste dos trilhos marcados, já que, para além de lhe indicarem o caminho certo, protegem o habitat de centenas de animais e plantas endémicas desta região

Muito mais do que falésias de cortar a respiração. Não deixe de experimentar o Trilho dos Pescadores, mas aproveite para conhecer sobretudo o Caminho Histórico e os Percursos Circulares. Acredite que cada passo é uma viagem no tempo, com paisagens naturais intactas e aldeias que se mantêm fiéis às tradições.

Não deixe nenhuma pegada ambiental. A Rota Vicentina trabalha arduamente para proteger esta região. Faça a sua parte deixando tudo como encontrou, natural e bonito. Em cada passo, a cada sorriso, deixe o melhor de si.

A comunidade residente está cada vez mais ciente da importância da protecção ambiental. Mas também precisamos que os visitantes assumam este compromisso. Assuma este desafio e faça parte deste ecossistema!

A comunidade local não vive apenas nesta terra, mas também do que a terra lhe dá e dos serviços que pode oferecer aqui. Os visitantes podem contribuir para o seu desenvolvimento, preferindo negócios e produtos locais.

Esteja atento aos produtos endógenos e aos serviços que apoiam a identidade local e o ambiente e esteja disposto a pagar o preço justo.

Escolha as empresas parceiras da Rota Vicentina. Há muitos anos que o seu investimento está vocacionado para lhe oferecer os melhores trilhos e instalações dedicadas!

Escolha qualidade em vez de quantidade. Os negócios locais estão a tentar alinhar-se com a urgência global de reduzir o seu impacto e nivelar as condições de vida de todos.

Como é que a Rota Vicentina contribui para um Turismo Responsável na região?

Curso para Guias Locais

Na 1ª edição do Curso de Turismo Responsável para Guias Locais, os temas “Ética” e “Afectividade” no Turismo tiveram um papel-chave na definição dos conceitos de base.

Manifesto

Uma mensagem que dá voz ao caminho que queremos seguir, ao movimento que está em curso no Sudoeste.

Voluntariado

Desde o primeiro dia, a manutenção dos Trilhos Pedestres é feita com o apoio de voluntários, como forma de co-responsabilizar a comunidade por um projecto e uma infra-estrutura de interesse público e assim garantir o seu futuro.

Monitorização

O impacto ecológico e socio-económico da Rota Vicentina é medido regularmente desde o ano zero, com abordagens quantitativas e qualitativas; o impacto económico tem em conta a percentagem de economia endógena e qualificada.

Newsletter

Subscreva aqui a newsletter para manter-se a par de tudo o que acontece na Rota Vicentina.