Caminhe no trilho dos pescadores da Rota Vicentina com a Portugal A2Z

Por Portugal A2Z

• Paisagens deslumbrantes sobre o mar
• Património natural e cultural
• Gastronomia local
• Falésias de rochas escarpadas
• Faces de penhascos de areia estratificadas
• Grande diversidade de aves


A Rota Vicentina e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina envolvem a costa algarvia ao longo do Oceano Atlântico e no Alentejo. A costa, caracterizada por rochas escarpadas, pilhas de mar, faces de penhascos de areia estratificadas causadas por séculos de erosão, é perfeita para longas caminhadas.

A Rota Vicentina é uma rede de percursos pedestres no Sudoeste de Portugal, num total de 400 km, ao longo da mais bela e melhor preservada linha costeira do sul da Europa. Venha conhecer, com a A2Z, a trilha dos pescadores da Rota Vicentina.

Região

Portugal

Línguas

Francês

Inglês

Português

Duração

> 7 dias

Preço
Desde 729,00€/pessoa | Min. 2 participantes
Inclui

Alojamento

Nível de dificuldade

Inclui alguma actividade com exercício físico moderado a exigente

Dimensão do grupo

85 Km


Descrição

Dia 1 - Chegada à cidade de Lisboa
No inicio da manhã, terá tempo para explorar o centro de Lisboa, assim como alguns monumentos característicos da cidade (Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e os famosos pastéis de Belém). De seguida irá apanhar o comboio para a estação da Funcheira, onde terá um transfer à sua espera para o levar para Porto Covo. Briefing com um representante A2Z que lhe fornecerá toda a documentação necessária para iniciar a sua viagem. Se ainda tiver tempo, aproveite para visitar esta povoação de pescadores, caracterizada pelas belas praias escarpadas e escondidas que se encontram ao longo da costa. Check-in e dormida em Porto Covo.

Dia 2 - Percurso Pedestre 1: Porto Covo – Vila Nova de Milfontes (20 km / 12 mi)
Esta é a etapa das praias, em que irá caminhar ao longo dos extensos areais das praias da Ilha do Pessegueiro, Aivados e Malhão e ainda descobrir pequenas enseadas desertas que o irão surpreender. É, no entanto, um percurso cansativo, dada a sua extensão e o piso sempre de areia. É absolutamente fantástica a diversidade de formas que as praias assumem apenas nesta etapa. Praias protegidas por rochas antigas, escuras, que resistem gloriosamente à erosão, formando falésias e ilhotas (a que os locais chamam palheirões). Check-in e dormida em Vila Nova de Milfontes.

Dia 03 - Percurso Pedestre 2: Vila Nova de Milfontes – Almograve (15 km / 9 mi)
Neste dia vai lavar a alma com vistas deslumbrantes sobre Vila Nova de Milfontes e o rio Mira, que aqui tem o seu encontro com o Atlântico, num dia de caminhada curto e acessível para que possa desfrutar em pleno da região. A passagem da ponte sobre o rio, em Vila Nova de Milfontes, permite contemplar a foz, a vila e as encostas cobertas de matos mediterrânicos. Estes produzem abundantes bagas, que atraem pássaros e pequenos mamíferos. No entanto, pode apreciar algumas marcas de presença humana, como a pesca artesanal, ou as fábricas de pedra lascada que afloram sob a areia das dunas, vestígios do homem da idade da pedra. Check-in e dormida em Almograve.

Dia 04 - Percurso Pedestre 3: Almograve – Zambujeira do Mar (22 km / 13 mi)
Ao longo desta etapa irá observar portinhos de pesca artesanais, dunas avermelhadas, o perfume dos pinhais e o espetáculo único no mundo das cegonhas que nidificam nas falésias, tornando a caminhada num verdadeiro bálsamo para os sentidos. Ao longo da costa encontra sinais de paleoclimas, ou seja, climas do passado que ficaram “escritos” nas rochas. Repare nas dunas consolidadas, ou seja, dunas antigas em que a areia já se tornou rocha. Elas formaram-se quando o mar estava mais de 100 metros abaixo do nível atual, o que significa que a praia estava a mais de 60 km de distância para oeste.  Check-in e dormida na Zambujeira do Mar.

Dia 05  - Zambujeira do Mar (dia livre)
Neste dia, terá tempo para descansar da caminhada feita até ao momento e desfrutar das belas praias da Zambujeira do Mar. Dormida na Zambujeira do Mar.

Dia 06 - Percurso Pedestre 4: Zambujeira do Mar – Odeceixe (18 km / 11 mi)
As praias dos Alteirinhos, Carvalhal, Machados e Amália abrem caminho até à Azenha do Mar, onde encontra um porto de pesca natural e para terminar, uma das mais impressionantes vistas de todo o território, a praia de Odeceixe vista da majestosa Ponta em Branco.
Check-in e dormida em Odeceixe.

Dia 07
Opção 1 – Percurso Pedestre 5: Circuito da Praia de Odeceixe (10 km / 6 mi)
O último dia de caminhada é o mais curto, mas colide com um circuito idílico no Trilho dos Pescadores: O circuito de Praia de Odeceixe. A ribeira de Seixe e a praia da vila são argumentos de peso para que se deixe ficar mais uma noite em Odeceixe, aproveitando para fazer este percurso que o levará até junto da linha de costa por trilhos de pescadores. Vale a pena também apreciar as formas que a erosão do mar escava nas rochas das falésias. Dormida em Odeceixe.

Opção 2 – Praia de Odeceixe (dia livre)
Aproveite para descansar e desfrutar da Praia de Odeceixe. Pode solicitar (com antecedência) um tranfer para fazer o percurso hotel-praia e praia-hotel. Dormida em Odeceixe.

Dia 08 - Regresso / Check-out.
Opção de transfer para a estação de Santa-Clara / Sabóia, onde pode apanhar o comboio para Lisboa ou para o Algarve.

Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.








    Ver também

    Algarve, entre Mar e Serra

    Altai Portugal

    Caminhada na Rota Vicentina

    Portugal A2Z

    Um passeio á descoberta das plantas medicinais e aromáticas

    Hike In Alentejo

    Os caminhos costeiros de Portugal

    S-Cape Travel

    Cycling na Rota Vicentina

    Bike Tours Portugal, Caminhos da Natureza, Portugal A2Z Walking & Biking

    2 Noites com Sabores Locais

    Quinta do Chocalhinho