Caminhada na Rota Vicentina e Algarve
Por Portugal A2Z Walking & Biking
• Explore o Trilho dos Pescadores
• Conheça o Cabo S. Vicente
• Prove os frutos do mar desta zona maravilhosa
• Prove o afamado vinho alentejano
• Descubra 2 regiões maravilhosas numa só viagem: Alentejo e Algarve
Neste programa, venha visitar Sagres, o ponto mais a sudoeste da Europa, e explore a costa atlântica e as praias ainda selvagens através da Rota Vicentina. Mergulhe nos magníficos trilhos desta fantástica viagem pelos caminhos da Costa Vicentina.
A Rota Vicentina tem, entre outros, uma rede de mais de 700km para caminhar, ao longo da mais bela e melhor preservada linha costeira do sudoeste europeu. É composto pelo Caminho Histórico, pelo Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares, propondo uma experiência única entre dois mundos: um mundo vivo, rural e autêntico e uma surpreendente área costeira selvagem, grande parte inserido no Parque Natural da Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Aljezur
Bordeira/Carrapateira
Odeceixe
Sagres
Vila do Bispo
Alemão
Francês
Inglês
Português
5-7 dias
Alojamento
Transporte
Inclui alguma actividade com exercício físico moderado a exigente
Min. 2 pax máx. 16 pax
Sim
Descrição
Dia 01 - Chegada a Faro
Chegue pelo aeroporto de Faro. Poderá depois seguir de comboio iniciando a viagem na estação de Faro em direcção a Lagos e daí de autocarro até à encantadora vila de Odeceixe.
Existe a opção de transfere privado entre Faro e Odeceixe.
Dormida em Odeceixe.
Dia 02 - Caminhada 1: Odeceixe » Aljezur (22km)
Neste dia caminhará com uma vista desafogada de km ao seu redor: montanhas para este e o oceano para oeste. Terá a opção de realizar um de dois percursos complementares que o levarão às falésias costeiras e que permitirão levá-lo a conhecer a praia de Odeceixe e da Amoreira.
Dormida em Aljezur.
Dia 03 - Caminhada 2: Aljezur - Circuito da Ponta da Atalaia - Arrifana (20km)
Neste dia, atravessará vales perfumados e pequenas quintas até chegar à costa, já imaginando para onde o caminho o levará nos dias seguintes.
A saída da vila permite admirar o vale do Rio Aljezur que se estende até à Praia da Amoreira e imaginar como seria em Aljezur no século XV.
Passará por uma extensão do Trilho dos Pescadores, pelo Circuito da Ponta da Atalaia e pela praia do Monte Clérigo e pela mítica Ponta da Atalaia. Num local marcado pela força das lendas e pelo tempo da conquista portuguesa dos mouros, este passeio é uma verdadeira viagem no tempo.
Dormida na Arrifana.
Dia 04 - Caminhada 3: Arrifana - Carrapateira (24km)
Nesta seção admirável do Caminho Histórico, há a presença constante e simultânea das colinas e do mar, a natureza intocada e a presença única do homem.
A Pedra da Agulha, vista da praia do Canal, o vasto trecho de areia do Vale Figueira, revelado durante a maré baixa e uma sucessão de montanhas e vales, confirma o lado mais agressivo e inacessível dessa área costeira. Ao chegar, uma vista privilegiada sobre as dunas da Praia da Bordeira e o riacho que aqui encontra o oceano, num cenário que se repete várias vezes e caracteriza as praias da Costa Vicentina.
Dormida na vila de Carrapateira.
Dia 05 - Caminhada 4: Carrapateira - Vila do Bispo (22 km)
Depois de uma vista magnífica sobre a Praia da Bordeira, a beleza dos vales intocados, onde a presença humana é imperceptível, as pitorescas vilas da Vilarinha e Pedralva, estará pronto para enfrentar os fortes ventos que são esperados com a chegada a Vila do Bispo. Uma seção onde é possível conhecer a essência da Costa Vicentina. Ao atravessar o perímetro florestal de Vila do Bispo, vá silenciosamente e use binóculos, porque é provável a observação da vida selvagem, principalmente pássaros.
Dormida em Vila do Bispo.
Dia 06 - Caminhada 5: Vila do Bispo - Cabo de S.Vicente - Sagres (19km)
Neste último dia de caminhada, seguirá em direção à ponta sudoeste da Europa. Este é um lugar mágico, onde quase se podem ouvir os ecos das vozes de marinheiros e peregrinos. Falésias monumentais, vistas deslumbrantes sobre a costa e uma área privilegiada para observar o fenómeno natural da migração de pássaros no Outono.
Seguirá uma secção do Trilho dos Pescadores, o Circuito da Praia Telheiro, com falésias monumentais, ravinas cobertas de vegetação nativa, formações rochosas antigas e uma chegada memorável ao Cabo de São Vicente pelo Trilho dos Pescadores.
Termine sua jornada ao longo do Sw Portugal de uma maneira inesquecível.
Dormida em Sagres.
Dia 07 - Partida
Após o check-out poderá tomar o comboio em direcção a Faro.
É possível organizar transfere privado entre Sagres e Faro.
Fim dos nossos serviços.