Uma travessia clássica a pé pela Costa Vicentina

Por One Foot Abroad

• Praias selvagens
• Falésias imponentes
• Cabo S. Vicente
• Diversidade de paisagens
• Gastronomia


Este programa propõe uma das clássicas travessias da Rota Vicentina, em 9 dias de caminhada entre Porto Covo e o Cabo de S. Vicente, combinando as falésias de cortar a respiração do Trilho dos Pescadores com as paisagens mais a interior do galardoado Caminho Histórico.

Penhascos imponentes, praias desertas e selvagens, são algumas das paisagens que encontrará quando iniciar viajem na pacata aldeia de Porto Covo, de onde parte com destino a Odeceixe. No Trilho dos Pescadores encontrará uma costa moldada pelo oceano Atlântico, onde os trilhos arenosos que pisará são os mesmos que pescadores locais utilizam para aceder a praias e pesqueiros desde tempos imemoriais.

A partir de Odeceixe a travessia continua pelo Caminho Histórico rumo ao Cabo de São Vicente, o ponto mais a Sudoeste da Europa continental. Nas terras mais a interior, testemunhará um modo de vida calmo e pacífico, onde são ainda as estações do ano que marcam o ritmo de vida. Um dos grandes atractivos desta área é a abundância de oportunidades para a observação de aves, além da grande variedade de flora ao longo do caminho, principalmente na Primavera, onde as cores garridas e os campos pintados de flores silvestres fazem as delícias de qualquer fotógrafo amador ou profissional.

Região

Aljezur

Almograve

Bordeira/Carrapateira

Odeceixe

Porto Covo

Sagres

Vila do Bispo

Vila Nova de Milfontes

Zambujeira do Mar

Línguas

Inglês

Português

Duração

> 7 dias

Preço
899€
Inclui

Alojamento

Transporte

Nível de dificuldade

Inclui alguma actividade com exercício físico moderado a exigente

Dimensão do grupo

Min. 1 pax


Descrição

Dia 1 - Chegada a Porto Covo
O programa inicia-se em Porto Covo, uma pacata vila pesqueira famosa pelas suas casas caiadas a branco, mandadas erigir pelo Marquês de Pombal depois do terramoto de 1755.
Alojamento: Ahoy Porto Covo Hostel

Dia 2 - Porto Covo » Vila Nova de Milfontes | 20km, 7h
O primeiro dia de caminhada será passado na "costa selvagem". Caminhando ao longo de vastas dunas de areia e descobrindo pequenas enseadas desertas, poderá mergulhar os seus dedos dos pés no oceano. A partir daqui e uma vez nas falésias, que é o que confere a esta costa a sua personalidade, será presenteado com vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico. Caminhando ao longo das falésias encontrará uma paisagem rica em flores e plantas, um deleite para os sentidos antes de terminar em Vila Nova de Milfontes. Esta vila contém alguns edifícios e monumentos históricos notáveis, como é exemplo o Forte de São Clemente, que foi construído no século XVI para deter os ataques de piratas.
Alojamento: Vila Nova de Milfontes

Dia 3 - Vila Nova de Milfontes » Almograve | 15km, 5h
Hoje irá atravessar o rio Mira (ferry 5€ por pessoa) até à Praia das Furnas. Depois desta praia contornará uma reserva protegida, onde é o único lugar no mundo onde encontra o Plantago Almogravensis, por isso, para não a pisar, mantenha-se sempre nos trilhos assinalados. Deixando a reserva protegida, será recebido por grandes campos agrícolas que parecem chegar ao mar, antes de entrar numa floresta de acácias. Continuando ao longo das areias douradas da Praia de Brejo Largo, cercada por falésias escarpadas, siga o caminho costeiro que desvia para dentro até chegar a Almograve, a maior aldeia da região. Aqui encontrará bons restaurantes que servem comida tradicional portuguesa. Aproveitando ainda a luz solar, poderá fazer um piquenique na praia de Brejo Largo, sentindo a tranquilidade desta área.
Alojamento: Almograve

Dia 4 - Almogave » Zambujeira | 22km, 7h
Hoje irá ter muitas oportunidades para tirar fotos panorâmicas às paisagens circundantes assim como "selfies" no topo das falésias enquanto lá em baixo as ondas do Oceano Atlântico rebentam contra as rochas. Deixando Almograve para trás, irá ter ao pequeno porto de pesca da Lapa das Pombas. O trilho a partir daqui segue pelas falésias proporcionando vistas panorâmicas sobre as dunas de areia vermelha e o oceano, antes de entrar num pinhal. A sua caminhada continuará pelas falésias, onde poderá observar a nidificação das cegonhas. Passando o farol de Cabo Sardão, chegará à Zambujeira do Mar, uma vila costeira onde pode respirar o ar do mar e provar peixe fresco em restaurantes familiares.
Alojamento: Zambujeira do Mar

Dia 5 - Zambujeira » Odeceixe | 18km, 7h
A caminhada de hoje começa na praia da Zambujeira, dominada pela bela capela da Senhora do Mar. Seguirá o trilho pela falésia até à praia dos Alteirinhos, depois continuará pelas florestas de pinheiros e acácias antes de chegar às praias de Carvalhal, Machados e Amália. Após as praias, chegará à aldeia da Azenha do Mar situada no topo das falésias e onde se recomenda uma pausa. Aproveite a oportunidade para dar um mergulho nas piscinas que foram escavadas nos penhascos durante os anos 50 e, em seguida, provar algumas especialidades locais de marisco ou bacalhau fresco. Após o reabastecimento, continuará até à Ponta em Branco, assim chamada pela cor dos sedimentos que formam o seu cume, e que também marca a fronteira entre o Alentejo e as regiões do Algarve, proporcionando vistas deslumbrantes antes de chegar à vila de Odeceixe.
Alojamento: Odeceixe

Dia 6 - Odeceixe » Aljezur | 18km, 6h
Neste dia existe a opção de alongar a caminhada por 9 Km seguindo o Trilho dos Pescadores até às praias de Odeceixe ou Amoreira, onde poderá desfrutar de um mergulho refrescante. Para esta volta extra terá de deixar Odeceixe seguindo o Trilho dos Pescadores até à praia, em seguida, continue ao longo das falésias. Seguindo o caminho de volta para o interior, irá de encontro ao Caminho Histórico. Em alternativa, se quiser ficar pelos 18 Km estipulados para hoje, ao sair de Odeceixe siga o Caminho Histórico para Sul onde cruzará campos de cultivo intercalados com florestas de pinheiros e eucaliptos, bem como olivais, laranjeiras e figueiras, que emprestam o seu aroma sedutor ao ar. Depois da aldeia do Rogil você terá a opção de desvio para a praia da Amoreira ou simplesmente a continuação do Caminho Histórico rumo a Aljezur. Situada num vale fértil conhecido pelas suas culturas de batata-doce, a vila é dividida pelo rio, onde de um lado se encontra a vila velha e do outro a vila nova. No século XVIII a malária era abundante na vila, pelo que para a sua prevenção, construiu-se a parte nova.
Alojamento: Aljezur

Dia 7 - Aljezur » Arrifana | 17km, 5.30h
Saindo de Aljezur, dominado pelo Castelo dos Mouros do século X, que é um dos sete representados na bandeira portuguesa, terá novamente uma opção de escolha, desta vez de encurtar, seguindo o Caminho Histórico através da tranquila paisagem rural portuguesa. Recomenda-se no entanto que siga o Trilhos dos Pescadores, que além de visualmente mais gratificante encontrará a praia do Monte Clérigo e a Ponta da Atalaia, onde há restos de uma torre árabe construída pelo mestre sufi Ibn Qasi. Ao percorrer esta área de dunas o ar terá o aroma de plantas raras, medicinais e comestíveis. Afastando-se da costa, brevemente chegará ao seu destino onde irá pernoitar na Arrifana. Será recebido com uma vista imponente da Praia da Arrifana.
Alojamento: Arrifana

Dia 8 - Arrifana » Carrapateira | 26km, 7.30h
Deixando a pequena aldeia piscatória da Arrifana, viajará pelo Caminho Histórico. Atravessando uma charneca arenosa, irá descer até à praia do Canal, uma praia maioritariamente de seixos com uma pequena faixa de areia frequentada por pescadores e surfistas. Este pode ser um local interessante para parar e assistir aos pescadores no seu tofício, bem como surfistas corajosos. Depois da praia passará o resto do dia em bosques de pinheiros, eucaliptos, sobreiros, carvalhos e morangueiros, antes de chegar à aldeia da Bordeira. Continuando através de vales verdejantes a paisagem tornar-se-á mais seca à medida que se aproxima do seu alojamento para essa noite. A aldeia da Carrapateira situa-se num pequeno promontório de falésias de calcário. Um facto interessante sobre esta área do Parque Natural é que as árvores de cortiça são parte de quase 50% da produção mundial, por esta razão pode acontecer que uma garrafa de vinho de que tenha desfrutado viesse precisamente desta região.
Alojamento: Carrapateira

Dia 9 - Carrapateira » Vila Do Bispo | 22km, 6h
Da Carrapateira, você seguirá pelo Caminho Histórico e entrará ainda mais no interior desta região. Sairá do Parque Natural, mas continuará cercado por vales verdejantes até chegar à pitoresca aldeia da Vilarinha. Quase a meio caminho da etapa, chegará à aldeia da Pedralva que, no passado, chegou a ter 100 habitantes, mas em 2006, só contava com 9. Desde então, a vila passou por um extenso processo de reabilitação para restaurar e manter a herança e o espírito desta antiga vila. Deixando a Pedralva, continue para sul, regressando ao Parque Natural. Os moinhos de vento por onde passará são a primeira indicação de que está a aproximar-se da costa. Chegando à bonita vila de Vila do Bispo, poderá mimar-se na variada escolha de restaurantes que oferecem uma infinidade de iguarias locais.
Alojamento: Vila do Bispo

Dia 10 - Vila Do Bispo » Cabo de São Vicente – Sagres | 20km, 5.30h
Saindo de Vila do Bispo, irá iniciar o seu percurso no Caminho Histórico antes de decidir se quer continuar no mesmo ou ir pela costa até ao Cabo de São Vicente, caminho que irá providenciar uma paisagem digna para muitas telas. Atravessando falésias e ravinas com uma rica história geológica, será cercado pela vegetação e aromas fortes enquanto é recompensado visualmente com maravilhosos panoramas costeiros do farol do Cabo de São Vicente, enquanto se aproxima. Este farol foi erigido sobre as ruínas de um convento franciscano do século XVI. Guarda uma das rotas de movimentação marítima mais frequentadas do mundo. A sua luz chega a 60 km de distância. Do Cabo, apanhe o autocarro para Sagres, e dê um pequeno passeio nesta vila. Se preferir caminhar, são 6 os quilómetros que separam o Cabo de São Vicente a Sagres. A vila está situada num afloramento rochoso. No fim, se tiver sorte, apanhará um sol carmesim a descer a oeste e a lua a nascer a este.
Alojamento: Sagres

Dia 11 - Sagres
Fim do programa.

Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.








    Ver também

    Algarve, entre Mar e Serra

    Altai Portugal

    Caminhada na Rota Vicentina

    Portugal A2Z

    Um passeio à descoberta das plantas medicinais e aromáticas

    Hike In Alentejo

    Os caminhos costeiros de Portugal

    S-Cape Travel

    Cycling na Rota Vicentina

    Bike Tours Portugal, Caminhos da Natureza, Portugal A2Z Walking & Biking

    Ver, ouvir, saborear e cheirar um outro Sul

    Casa do Lado