À descoberta da Costa Sudoeste
Por Vicentina Travel
• Trilho dos Pescadores
• A costa selvagem de Portugal
• Aldeias típicas
• Falésias e praias desertas
• Portinhos de pesca tradicionais
• Gastronomia típica
• Turismo Sustentável
Este programa oferece uma caminhada contínua junto ao mar, ao longo do Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina, em que vai percorrer pelo seu próprio pé uma paisagem absolutamente deslumbrante. Com temperaturas amenas durante o ano inteiro (excepto Julho e Agosto), praias e uma variedade de ambientes encantadores, esta é provavelmente a mais espetacular caminhada costeira que alguma vez fará.
Esta caminhada é sinónimo de tranquilidade. A cada dia irá experimentar novas sensações: o vento salgado do mar, os cheiros da vegetação dunar do Parque Natural, as gentes amigáveis do Sudoeste, comida de fazer crescer água na boca e aquela sensação de estar no sítio ideal!
Se morre de amores pelo mar, prepare-se para uma caminhada ao longo da mais bem preservada linha de costa na Europa. Praias desertas, aldeias típicas e falésias incríveis, numa mistura de trilhos costeiros e caminhos rurais mais a interior, na paisagem ondulante, mas quase sempre plana da Costa Alentejana e Vicentina.
Aljezur
Almograve
Odeceixe
Porto Covo
Rogil
Vila Nova de Milfontes
Zambujeira do Mar
Francês
Inglês
Italiano
Português
5-7 dias
Alojamento
Transporte
Inclui alguma actividade com exercício físico leve
Min. 1 pax máx. 16 pax
Sim
Sim
Descrição
Dia 1: Vila Nova de Milfontes
Chegada a Vila Nova de Milfontes, vila localizada no estuário do rio Mira com vistas panorâmicas sobre o Atlântico, onde pode aproveitar para explorar e usufruir da natureza da região.
Um membro da nossa equipa irá encontrar-se consigo no primeiro alojamento de forma a entregar a toda a informação e promover o briefing com todas as explicações sobre a sua aventura.
Alojamento: Casa do Adro da Igreja
Dia 2: Porto Covo » Vila Nova de Milfontes | 20km, 6h
Pela manhã haverá transfere até ao ponto de partida desta caminhada costeira. O início é na pitoresca e histórica aldeia de Porto Covo, passando pela Ilha do Pessegueiro, com a opção de caminhar pela praia, ou um pouco mais a interior. Ao longo desta etapa vai encontrar praias fantásticas, algumas delas desertas e quase no final, um portinho de pesca, antes da chegada a Milfontes. Esta é uma caminhada longa, com cerca de 20km e muita areia, pelo que é fundamental estar bem preparado e levar água e mantimentos. Em contra partida, a extensão das praias dos Aivados e do Malhão na primeira parte da caminhada e os trilhos estreitos junto às arribas durante a segunda parte tornam este dia absolutamente memorável.
Alojamento: Casa do Adro da Igreja
Dia 3: Vila Nova de Milfontes » Longueira/Almograve | 15km, 4h | 18km, 5h
Um dia de caminhada acessível ao longo da costa, com caminhos por entre vegetação, dunas e no topo das falésias. Pelo caminho encontrará praias desertas e no final chega-se ao Almograve, uma pequena aldeia piscatória. A 40 minutos de caminhada por trilhos rurais chega-se à Longueira, onde termina o dia.
Se desejar aligeirar a caminhada, pode iniciar a caminhada com a travessia de bardo do Rio Mira em Vila Nova de Milfontes. Irá encurtar a distancia total em cerca de 3km, promovendo mais tempo para desfrutar de um almoço em Almograve.
Alojamento: Monte Novo da Longueira
Dia 4: Almograve » Zambujeira do Mar | 22km, 6h
O dia começa com um transfere de 2 minutos até ao Almograve.
Rumo a sul, a partir da aldeia do Almograve, irá caminhar junto à praia, ao longo de uma pista de terra. Aproveite para fazer um pequeno desvio e visitar o portinho de pesca da Lapa de Pombas. O percurso segue junto às arribas, com vista sobre as dunas e o mar, agora em terreno arenoso, alternando com piso de rochas irregulares, até penetrar num pinhal onde a sombra refresca o dia de caminhada. Ao chegar à aldeia do Cavaleiro, irá passar junto ao farol do Cabo Sardão, famoso pelos ninhos de cegonha junto à costa. A partir deste ponto seguirá por uma pista confortável sempre ao longo da costa, o que vai acabar por tornar o dia longo de marcha mais acessível. O dia termina na aldeia da Zambujeira do Mar, onde se chega depois de passar o portinho de pesca da Entrada da Barca com uma descida onde é imprescindível prosseguir com cautela.
Alojamento: Rosa dos Ventos
Dia 5: Zambujeira do Mar » Odeceixe | 20km, 5h
O trilho costeiro junto às praias passa pela baía do Carvalhal e outras que irá descobrir pelo caminho. Alguns km à frente passa pela antiga casa de praia de Amália Rodrigues (a mais famosa e relevante cantora de Fado do nosso país) e logo depois chega-se à aldeia piscatória da Azenha do Mar, onde pode parar para petiscar e descer até ao portinho de pesca. Com energias renovadas será tempo de partir rumo a Odeceixe, sempre junto à ribeira de Seixe com vistas muito bonitas sobre a várzea e a vila que sobe a encosta lá do outro lado.
Atravessando a fronteira entre as regiões do Alentejo e do Algarve, que se encontra representada pela ponte que dá acesso à vila de Odeceixe.
Alojamento: Casas do Moinho
Dia 6: Odeceixe » Aljezur | 19,5Km, 5h | 24,5km, 7h
A partir de Odeceixe, continua o Sudoeste, agora rebatizado de Costa Vicentina uma vez que nos encontramos na Região do Algarve. Neste dia irá seguir ao longo do Caminho Histórico, que se desenvolve por trilhos paralelos ao canal de rega do Mira. É um dia de caminhada fácil e plana, com a possibilidade de ser estendido, ao optar por fazer o desvio em direcção à praia da Amoreira (esta opção acrescenta 5km ao total da caminhada), aproveitando para caminhar de novo junto ao mar. No final, chegará à vila histórica de Aljezur, coroada pelo castelo de origem Muçulmana.
Alojamento: Vicentina Hotel
Dia 6: Aljezur » Praia da Arrifana | 16 km, 5h |12km, 3h
Neste dia pode aproveitar para explorar a parte antiga da vila, subir até ao castelo, perder-se nas ruas estreitas do centro histórico e visitar os vários núcleos museológicos à disposição. Em alternativa pode fazer a caminhada até à praia da Arrifana. Existem duas opções, a mais longa segue a parte inicial do Caminho Histórico em direção à Arrifana, para se desviar ao km 4 em direção ao mar, pelo trilho do Trilho dos Pescadores que lhe vai permitir, depois de atravessar uma urbanização chegar à aldeia e praia de Monte Clérigo e ainda visitar a mítica Ponta da Atalaia (Ribat). Da Arrifana há transfere de regresso a Aljezur.
A opção mais curta segue o caminho histórico de Aljezur até às falésias da praia da Arrifana sempre pelo caminho histórico, sendo um trilho mais rápido de realizar, permitirá desfrutar de uma tarde de praia ou até mesmo de uma refeição com vista para o oceano.
Alojamento: Vicentina Hotel
Dia 8: Fim do programa