Uma Costa de Muitas Cores
Por Inntravel
• Caminhada em autonomia entre alojamentos com transfere de bagagens
• Turismo rural e pequenos hotéis familiares
• Variedade incrível de paisagens
• Trilhos costeiros e praias desertas
Esta proposta de férias de caminhada vai levá-lo desde a costa sul do Algarve, passando pelo seu interior agrícola, rumo à selvagem costa do sudoeste, numa combinação equilibrada entre Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e Via Algarviana.
Longe da azáfama turística da costa sul Algarvia, a paisagem é marcada por uma costa escarpada e bem preservada, praias desertas e uma tranquila paisagem agrícola, que caracterizam o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Esta é uma caminhada ao seu ritmo entre alojamentos cuidadosamente seleccionados, numa mistura entre Turismos Rurais e pequenos hotéis.
Bordeira/Carrapateira
Lagos
Sagres
Vila do Bispo
Inglês
5-7 dias
Alojamento
Transporte
Inclui alguma actividade com exercício físico leve
Min. 1 pax máx. 6 pax
Sim
Descrição
Chegada: Começa com duas noites na Casa Praia Mar, na aldeia costeira de Salema. Aproveite para explorar a aldeia e deliciar-se com as casas tradicionais dos pescadores que aqui encontra.
Dia 1 - Salema » Burgau, 14km, 4:30h
A caminhada do seu primeiro dia leva-o para Este, ao longo de uma linha de costa incrível onde pode aproveitar para dar um mergulho numa das várias praias que irá atravessar. Explore o forte do século XVII de Almádena antes de chegar à pequena aldeia de Burgau. A caminhada regressa até à Boca do Rio, de onde prossegue novamente em direcção à Salema.
Dia 2 - Salema » Vila do Bispo, 19km, 6:30h
Deixando a Salema para trás, irá passar por mais praias e baías antes de atingir um miradouro com uma vista soberba sobre a belíssima Praia do Barranco. Depois da praia, seguirá ao longo de um barranco, rumo ao interior, até se cruzar com a Via Algarviana, por onde caminhará até chegar a Vila do Bispo.
Alojamento: Hotel Mira Sagres
Dia 3 - Vila do Bispo » Pedralva, 15km, 5h
A sua viagem continua pelo interior rural Algarvio, através de quintas dispersas na paisagem e vales cortados por riachos que descem dos pastos mais altos e charnecas. O destino é a Pedralva, outrora uma próspera comunidade agrícola, é hoje uma aldeia restaurada e transformada em alojamento. A noite é passada numa casa acolhedora no coração da aldeia.
Alojamento: Aldeia da Pedralva
Dia 4 - Pedralva » Carrapateira, 12.5 km, 4h
Neste dia irá seguir um vale fértil, repleto de vegetação autóctone, antes de subir e avistar o mar to topo da colina. De seguida, descerá lentamente em direcção à praia do Amado, uma das mecas do surf na Costa Vicentina. Aproveite um dos vários cafés que encontra na praia para fazer uma pausa antes de prosseguir pelo Circuito Pontal da Carrapateira. Cruzando as dunas chega à Carrapateira e à Casa Fajara, onde irá passar as últimas três noites.
Alojamento: Casa Fajara
Dias 5-6 - Em redor da Carrapateira
Sugerimos duas caminhadas enquanto estiver na Carrapateira. A primeira começa a norte, explorando a lagoa e aproveitando ao máximo a região em torno da Bordeira, (15 km, 5h). A segunda envolve o Pontal da Carrapateira, novamente com vistas cintilantes desta costa acidentada, frágil e colorida, alcatifada com flores durante Primavera. (11.5 km, 3:30h)
Quando estiver de regresso à Casa Fajara, desfrute de uma última refeição enquanto reflecte sobre o Algarve que poucos outros viram e tantos desconhecem.