De visita
A sua viagem começa aqui.
Seja residente ou visitante, esta página e este projecto são seus: bem-vindo à Rota Vicentina!
Proporcionar as melhores opções para o usufruto pleno, combinando segurança com imersão na natureza e na cultura local, é um enorme desafio para qualquer região que procure um futuro promissor.
Numa época em que o turista reescreve as suas regras a cada instante, acreditamos que só em permanente contacto com quem conhece cada palmo de terra, as suas potencialidades e fragilidades, é possível seguir com consciência e poder entregar-se a esta experiência.
Como planear a viagem?
Esta é uma reserva natural costeira e com forte pressão sobre os habitats e o modo de vida local.
Para deixar um contributo positivo – e certificar-se que não deixa nenhum negativo – conheça as nossas regras e recomendações antes de planear a sua viagem e certamente antes de chegar.
O que gostaria de fazer?
Os trilhos marcados são uma excelente opção para explorar esta região ao seu ritmo, seja a pé ou numa bicicleta. Mas se está aberto a sugestões, explore as atividades e programas preparados por empresas especializadas, em alguns casos em parceria com a comunidade local, seja de bem estar, contato com a natureza ou experiências culturais.
Conheça melhor a nossa oferta: Trilhos Pedestres, Percursos de Bicicleta e Programas e Actividades.
De que precisa?
Ajudamo-lo a encontrar as ferramentas mais adequadas às suas necessidades:
Procure este selo – se está no momento de planear a sua viagem, a secção Reserve Connosco vai ajudá-lo a organizar os seus dias ao detalhe. Aqui encontra as nossas recomendações de alojamentos, transportes, actividades, restaurantes, transportes e tudo o que possa precisar para usufruir em pleno da Rota Vicentina!
Mapa – o novo mapa interactivo é uma ferramenta importante em qualquer momento e pode mesmo ser uma ferramenta diária: trilhos, empresas, distâncias, e muito mais.
Loja – se quer desconectar dos meios digitais e usufruir de uma experiência verdadeiramente enriquecedora, conheça os guias e mapas em papel da Rota Vicentina. Aceda à nossa loja online, onde encontrará mapas e guias e também merchandising Rota Vicentina para venda, artigos produzidos em Portugal e de elevada qualidade.
Qual é o seu perfil?
Individual – os trilhos são seguros para fazer sozinho/a, mas deve tomar os cuidados normais de uma caminhada, consulte o guia de ajuda; não há muitas ofertas de quartos single, mas há alguns hostels em determinadas localidades, pesquise aqui.
Grupo – grupos superiores a 20 pessoas são interditos no Trilho dos Pescadores, por isso deve procurar os trilhos alternativos. Apesar de não serem a maioria, há excelentes opções de alojamento com maior capacidade, consulte a nossa oferta e marque com antecedência. Não deixe de conhecer também a oferta de actividades, muitas delas ideais para grupos.
Com crianças e adolescentes – para além das normais regras de segurança, reforçamos o apelo para não expor os mais novos a percursos longos e altas temperaturas, aposte em percursos circulares entre Setembro e Junho. Combine várias actividades para manter o interesse em alta!
Mobilidade reduzida – grávidas, idosos e todas as pessoas com necessidades especiais merecem a nossa máxima atenção. Apesar de não conseguirmos responder a todos, iniciamos um processo contínuo de identificação e melhoria de opções para alguns desafios mais comuns.
Guia de Ajuda
Concentrámos todos os tópicos de informação de que possa precisar no Guia de Ajuda. Consulte-o e talvez encontre respostas a perguntas que nem sabia que tinha!
Newsletter
Subscreva aqui a newsletter para manter-se a par de tudo o que acontece na Rota Vicentina.