Vila Nova de Milfontes » Almograve
Neste dia vai lavar a alma com vistas deslumbrantes sobre Vila Nova de Milfontes e o rio Mira, que aqui tem o seu encontro com o Atlântico, num dia de caminhada curto e acessível para que possa desfrutar em pleno da região.
A passagem da ponte sobre o rio, em Vila Nova de Milfontes, permite contemplar a foz, a vila e as encostas cobertas de matos mediterrânicos. Estes produzem abundantes bagas, que atraem pássaros e pequenos mamíferos. Na maré vazia, contemple os sapais, nas curvas do rio, parcialmente emersos e cobertos de juncos, que funcionam como maternidades de peixes.De Março a Outubro, observe um dos mais belos espectáculos da natureza – o voo dos andorinhões. Quando chegam, começa a azáfama do acasalamento e construção do ninho; depois é um vai vem para alimentar as crias e no Outono, antes da partida, é tempo de as treinar para grandes voos.
Neste troço pode apreciar as marcas do ser humano neste litoral. Há sítios onde a vegetação nativa mostra toda a sua diversidade e outros onde ela foi eliminada pela planta exótica mais agressiva do Sw – a acácia. Esta invasora tem potencial para reduzir a biodiversidade das dunas praticamente a zero.Também a agricultura intensiva se estende por vezes até bem perto do mar. No entanto, pode apreciar outras marcas de presença humana bem mais pacatas, como a pesca artesanal, ou as fábricas de pedra lascada que afloram sob a areia das dunas, vestígios do homem da Idade da Pedra.
Onde começar
Vila Nova de Milfontes
No posto de turismo na Rua António Mantas, seguindo pela Rua Custódio Brás Pacheco em direcção à estrada nacional.
Almograve
Na rotunda (início da Avenida da Praia), seguindo pela Rua do Chafariz até aos lavadouros. Mais à frente encontra indicações para entrar no caminho à esquerda.
Ficha Técnica
Regras e Recomendações
Dicas
Abastecimento durante o percurso
Ao km 4, na Praia das Furnas.
Vá pelo rio!
Se quiser evitar a travessia da ponte de Vila Nova de Milfontes, pode passar o rio de barco. Consulte o nosso site para saber mais informações sobre este serviço.
Avisos Importantes
Entre Vila Nova de Milfontes e a Praia das Furnas, o caminho segue inicialmente pela Rua Custódio Brás Pacheco. Seja prudente e circule sempre pelo passeio.
Da rotunda, na estrada nacional até à ponte rodoviária (500 m), e do final da ponte até ao portão de madeira que dá acesso à Vila Formosa (500 m), o caminho segue pela berma da estrada nacional. Circule com a máxima precaução, o mais encostado à berma do lado direito (N-S) e caso caminhe com crianças seja vigilante.
Mantenha sempre o portão fechado, de forma a evitar que o gado saia da propriedade. Ao atravessar a propriedade – entre o portão e a praia das Furnas – tome atenção ao gado, evite movimentos bruscos e mantenha-se afastado, embora manso, não gosta da aproximação de estranhos às suas crias.
Esta etapa cruza-se com o Percurso Circular Dunas do Almograve. Tenha atenção à sinalética.
Alojamentos mais próximos
Restaurantes mais próximos
Actividades mais próximas
Comércio local mais próximo
Apadrinhei esta etapa

Susana e Calhi - Retromovement House
PADRINHOS DESDE 2012
Calhi e Susana fazem parte da Associação Rota Vicentina desde o início do projecto e contam-nos um pouco mais sobre si.
« O meu nome é Filipe Queimada, conhecido como “Calhi”, instrutor de surf desde 1996, tendo também o curso técnico de Indústrias Agro-alimentares da Escola Profissional de Paiã e o Curso de Design de Permacultura. A minha conexão com Milfontes é antiga, tendo raízes familiares aqui e uma longa história de surf nestas águas com os amigos. Desde muito cedo, pude viver o sonho de surfar, sendo que a vida me ofereceu mais do que isso. Construí um monte onde moramos com nossos dois filhos. Surfista, instrutor e pescador, também estou comprometido com a causa ambiental e fui pioneiro no ensino de surf em Portugal. »
« Chamo-me Susana Cascalheira e licenciei-me em Engenharia de Alimentos e entrei para o mundo dos vinhos em 2003. Durante a minha carreira profissional, trabalhei em vários projetos na região do Alentejo, onde conheci o Calhi. Decorei e administrei com Filipe, alojamentos turísticos, enquanto criamos nossa família e construímos amizades com convidados e estudantes. Parceiro de todas as iniciativas de meu marido, contribuí para um ambiente familiar, acolhedor e profissional em todos os projetos que desenvolvemos juntos. »