Santiago do Cacém » Vale Seco
É na emblemática Igreja de Santiago do Cacém, cidade com fortes ligações às peregrinações a Santiago de Compostela, que se inicia esta travessia ao longo do Sudoeste de Portugal. Por aqui passam desde a Idade Média peregrinos oriundos do Promontorium Sacrum, o destino mítico desta viagem histórica que agora se recupera.
Este troço é dominado pelo sobreiro, árvore emblemática do Alentejo. Sobre ele afirmou Vieira Natividade, notável silvicultor português: “nenhuma outra árvore dá tanto exigindo tão pouco”. O sobreiro é indispensável para a economia local, para a formação do solo, para a composição da paisagem e no suporte de todo um ecossistema com extraordinária biodiversidade. Os sobreiros, para além da cortiça, suportam outras actividades económicas ligadas ao montado e sobreiral, como a apicultura, o turismo de natureza, a recolha de cogumelos comestíveis ou medicinais e para cosmética e a criação de raças locais de animais, como o porco preto ou bovinos de raça alentejana.
O montado de sobro suporta um conjunto de espécies únicas e com estatuto de protecção. Só em termos de avifauna, existem no montado mais de 50 espécies nidificantes. Outras espécies como o gato-bravo, a geneta ou a doninha estão associadas aos montados e sobreirais. Aves de rapina como a águia-cobreira, a águia-calçada ou a águia-de-Bonnelli nidificam em montados. Sendo uma árvore que mantém as folhas o ano todo, o sobreiro é refúgio e fonte de alimento de numerosos insectos e aranhas, constituindo este conjunto a base de uma cadeia alimentar muito rica.
Onde começar
Santiago do Cacém
Na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, descendo em direcção ao Parque Urbano do Rio da Figueira.
Vale Seco
Na N120 entre o Cercal do Alentejo e Santiago do Cacém, na estrada para a Barragem de Campilhas. 1º cruzamento de terra batida.
Ficha Técnica
Regras e Recomendações
Dicas
Abastecimento durante o percurso
Ao km 12.5, fazendo um desvio de 1 km, chega à aldeia do Paiol.
Alojamento em Vale Seco
Vale Seco tem pouca oferta de alojamento na zona. Reserve com antecedência.
Santiago do Cacém é uma cidade cheia de História. Aproveite a sua estadia para fazer o Percurso Circular Santiago Histórico e conhecer os principais pontos de interesse.
Avisos Importantes
Esta etapa cruza-se algumas vezes com o percurso circular Santiago Histórico. Tenha atenção à sinalética.
Alojamentos mais próximos
Restaurantes mais próximos
Actividades mais próximas
Comércio local mais próximo
Apadrinhei esta etapa

David Sobral
Padrinho desde 2019
« O meu nome é David Sobral, sou natural de Santiago do Cacém ao qual me orgulho bastante de ter nascido e de residir nesta localidade.
A minha ligação à Rota Vicentina iniciou-se com um grupo de 4 amigos que decidiu fazer o Caminho Histórico e também o Trilho dos Pescadores a pé. Fiquei fascinado com toda a beleza natural escondida, que só pode ser vislumbrada através desta linda Rota. Mais tarde inscrevi-me em alguns programas de voluntariado e foi-me proposto o apadrinhamento da Rota Santiago do Cacém - Vale Seco, proposta esta que não hesitei em aceitar e que ainda hoje estou orgulhoso de poder fazer parte desta família. »