S. Torpes » Porto Covo

Trilho dos Pescadores

10 Km

Com esta etapa, a sul do Porto de Sines, inicia-se a Grande Rota do Trilho dos Pescadores. O complexo industrial de Sines começou a ser construído no início dos anos 70, causando uma profunda transformação da paisagem e da realidade sócio-económica desta região. Deixando para trás as indústrias, entramos no imenso Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que acompanhará esta rota pedestre ao longo de cerca de 200 km, só terminando no Burgau, onde o Trilho dos Pescadores continua por mais 17 km até à cidade de Lagos. Caminhando na praia, na baixa-mar percebe-se que o fundo marinho é sobretudo rochoso.

A areia era bem mais abundante antes da construção do porto de Sines, que agora abriga a costa a sul do molhe, da acumulação de sedimentos vindos do norte. Este extenso recife rochoso, repleto de cavidades, é o substrato perfeito para uma fauna riquíssima: estrelas-do-mar, ouriços, anémonas, esponjas-do-mar, caranguejos, polvos, chocos, percebes e uma diversidade enorme de peixes. Na base da cadeia alimentar, as algas verdes, castanhas e vermelhas crescem numa água transparente, cheia de luz.

Uma das tradições destas terras e que possivelmente terá oportunidade de observar neste percurso, é a cura do polvo e da moreia, balançando ao sol como roupa a secar. Aprecie a arte de abrir os animais com pedaços de cana e de os expor ao sol para conseguir a secagem perfeita. Estas técnicas ancestrais terão nascido da necessidade de conservar o excesso de pesca nas épocas de maior fartura, assegurando alimento para as estações de míngua. O polvo seco é um petisco vendido nas feiras e mercados, assado em fogareiros a carvão, assim como o ouriço-do-mar cujas ovas se comem por altura da Páscoa. A moreia, abundante nas cavidades rochosas deste pedaço de costa, é um peixe muito original. Não tem forma de peixe (mas sim de cobra), não tem cor de peixe (é escura, sarapintada de amarelo, como uma salamandra) e não tem escamas! Pode ter 15 kg e mais de 1,5 m de comprimento. Aliando este tamanho a uma boca proeminente, que segrega um veneno hemolítico e está cheia de dentes enormes e pontiagudos, é fácil perceber que não é qualquer pescador que lhe deita a mão! As moreias passam o dia escondidas em buracos e saem à noite para capturarem peixes, crustáceos e cefalópodes no seu território. São predadores muito ferozes.

 

Onde começar

S. Torpes

Junto ao bar de praia Kalux.

Porto Covo

No largo do Mercado, seguindo em direcção ao porto de pesca.

Ficha Técnica

GRAU DE DIFICULDADE: 2

EXTENSÃO: 10 KM
DURAÇÃO APROXIMADA: 3 Horas

SUBIDA ACUMULADA: 120 M
DESCIDA ACUMULADA: 100 M

ALTITUDE MÁXIMA: 30 M
ALTITUDE MÍNIMA: 0 M

ÉPOCA ACONSELHADA: Setembro a Junho

Regras e Recomendações

A CIRCULAÇÃO DE VIATURAS MOTORIZADAS COLOCA OS CAMINHANTES EM RISCO.

EVITE FAZER O CAMINHO HISTÓRICO DE MOTO OU JIPE, ESTUDE ALTERNATIVAS

NÃO FAÇA FOGO.

VÁRIAS QUINTAS E REBANHOS SÃO PROTEGIDOS POR CÃES, CIRCULE COM PRECAUÇÃO.

CUIDADO COM O GADO. EMBORA MANSO, NÃO GOSTA DA APROXIMAÇÃO DE ESTRANHOS ÀS SUAS CRIAS.

OS CAMINHOS ATRAVESSAM PROPRIEDADES PRIVADAS, RESPEITE-AS E FECHE SEMPRE PORTÕES E CANCELAS.

FRACO APOIO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS AO LONGO DA ETAPA. LEVE SEMPRE ÁGUA E MANTIMENTOS.

EM ALGUMAS SITUAÇÕES TERÁ QUE ATRAVESSAR ESTRADAS ASFALTADAS, TENHA ATENÇÃO.

ENCONTRARÁ VÁRIOS LOCAIS IDEAIS PARA UM PIQUENIQUE, CARREGUE SEMPRE O LIXO CONSIGO.

SEJA AFÁVEL COM OS LOCAIS, APRESENTE O SEU PROPÓSITO E APROVEITE PARA PARTILHAR EXPERIÊNCIAS.

Dicas

Dependendo das condições do mar, poderá seguir pela praia no início do percurso, evitando a estrada. Pode aproveitar para tomar um banho na praia de S. Torpes, onde as águas são mais quentes, devido ao efluente aquecido pela central termoelétrica. Por esta razão esta praia é conhecida localmente como Praia do Esquentador!

Avisos Importantes

► Parte do percurso segue ao longo da estrada.

► Há dois sítios, onde se passa pela praia. Assegure-se de que as condições permitem atravessar a mesma. Caso contrário, deverá optar ir pela estrada.

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!