S. Teotónio » Odeceixe
Este é um dia de caminhada memorável, em que irá percorrer trilhos inóspitos, cobertos de vegetação autóctone e bem preservada, descer a vales fundos e subir de novo às alturas da serra, apreciando a vista sobre o casario de Odeceixe e o mar. No final terá o Algarve à vista e ligação com o Trilho dos Pescadores.
Vale a pena fazer este troço na Primavera, quando a violência das cheias já acalmou e a vida explode com todo o fulgor. Tanto junto às ribeiras como nos matos, a biodiversidade é absolutamente espantosa. Carqueja, orégão, estevinha, roselha, folhado, murta, urze, tojo, pilriteiro, aroeira ou trovisco são apenas alguns dos arbustos que abundam pelo percurso.As aves respondem a esta diversidade enchendo o espaço com o seu canto e voos hábeis. As hortas e campos de cultivo ocupam as várzeas, terrenos planos, frescos e férteis, tão raros nesta paisagem de solos pobres e delgados.
As galerias ripícolas são fantásticas, com freixo, amieiro, carvalho-cerquinho, salgueiro e tamargueira. As folhas destas árvores são caducas, deixando a luz entrar na ribeira no Inverno e protegendo o habitat no Verão, com a sua sombra. Quando atravessar as ribeiras, repare nos orifícios escavados nas barreiras junto ao leito: são do rato-de-água, um simpático roedor que faz lembrar um pequeno castor, não só na forma do corpo como na agilidade em meio aquático.No Outono vale a pena pedir aos habitantes das casas rurais para provar a fruta dos pomares. O sabor é único… Existem muitas variedades locais de frutos e legumes que estão agora a tentar salvar-se da extinção, por associações e autarquias.
Onde começar
S. Teotónio
No Largo Gomes Freire, largo da Igreja, também conhecido por Quintalão, seguindo em direcção ao cemitério.
Odeceixe
No início da Rua do Rio. Seguir paralelo à ribeira do lado sul, sem atravessar a ponte rodoviária.
Ficha Técnica
Regras e Recomendações
Dicas
Abastecimento durante o percurso
Ao km 14, atravessa a aldeia de S. Miguel.
Avisos Importantes
Duas variantes nesta etapa
A variante de maior extensão passa por um vale de extrema beleza, no entanto não pode ser efetuada em períodos de elevada precipitação. Neste caso, opte pela variante mais curta.
Em períodos de chuva intensa, o troço entre S. Miguel e Odeceixe pode ficar bastante alagado sendo impossível atravessar a ribeira de Seixe. Neste caso termine a sua caminhada na aldeia de S. Miguel, ou siga pela estrada até Odeceixe.
Marcação alternativa à saída S. Teotónio
1 km depois da saída de S. Teotónio, o caminho está marcado de forma alternativa, com mariolas (pedras empilhadas) de maneira a acautelar os interesses dos proprietários e do projecto.