Arrifana » Carrapateira
Nesta etapa, avistam-se falésias que chegam a atingir 100 m de altura, desvendando uma fascinante história geológica.
Os pequenos portos de pesca funcionam, desde tempos remotos, nos locais mais protegidos da costa, naturalmente abrigados de ventos norte e noroeste. Algumas das espécies mais pescadas nesta costa são a sardinha, a cavala, a corvina, o tamboril, a lagosta, a moreia, o safio, o polvo, o sargo, o robalo, o pargo, o carapau e o percebe.
Neste percurso, a falésia chega a atingir 100 metros de altura, exibindo estratos rochosos com dobras espectaculares. Quando se formou o supercontinente Pangeia, o choque entre continentes levantou, comprimiu, partiu e dobrou as rochas das margens continentais e os sedimentos depositados nos fundos oceânicos, formando montanhas com mais de 4000 m de altitude. As rochas actuais das falésias (xistos e grauvaques) resultaram desses gigantescos movimentos de compressão de estratos sedimentares, há mais de trezentos milhões de anos! O sustento das populações do litoral sudoeste de Portugal esteve desde sempre ligado ao mar e à terra, dura de trabalhar. Nos terrenos mais férteis e frescos, junto das ribeiras, cultivava-se milho, feijão, batata, tomate, fava e grãos. O sargaço (algas marinhas) era usado como fertilizante. Nas encostas, a flora riquíssima dava pasto para o gado e sustentava as abelhas, produtoras de um finíssimo e aromático mel.
Onde começar
Arrifana
Junto ao estacionamento no topo da praia da Arrifana, seguindo o Caminho Histórico até ao Monte Novo.
Carrapateira
No Largo do Comércio.
Ficha Técnica
Regras e Recomendações
Dicas
Aproveite os Percursos Circulares da Bordeira e Carrapateira para ficar mais uns dias nesta área e conhecer as redondezas.
Avisos Importantes
A primeira parte desta etapa corresponde ao Caminho Histórico, marcado somente a branco e vermelho.
Tenha atenção às condições do mar na Praia da Bordeira. Se não puder atravessar deve ir até ao Pinhal do Bordalete e seguir pela estrada até à Carrapateira.
Não há pontos de abastecimento ao longo do percurso. Leve água e mantimentos suficientes.
Esta etapa cruza-se com outros percursos. Tenha atenção à sinalética.