8 dias de caminhada na Rota Vicentina : de Arrifana a Lagos

Por S-Cape Travel

• Explorar a costa selvagem do Sudoeste e Sul de Portugal
• Secção sul do Trilho dos Pescadores e Parque Natural da Costa Vicentina
• Cenários idílicos de falésias e praias
• Alojamentos acolhedores
• Pontos de interesse históricos e de natureza selvagem
• Comida e vinho da região


Esta inspiradora viagem leva os viajantes pela secção sul do Trilho dos Pescadores da GR-11 ao longo da Costa Vicentina, revelando a beleza selvagem do menos conhecido Algarve Ocidental.

O percurso atravessa paisagens costeiras intocadas, com praias douradas, enseadas escondidas, dunas ondulantes e falésias dramáticas, inseridas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, chegando até ao Cabo de São Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa.

Ao longo do caminho, encantadoras vilas costeiras como Arrifana, Carrapateira, Vila do Bispo, Sagres e Lagos oferecem um vislumbre do estilo de vida descontraído dos portugueses, proporcionando a oportunidade de saborear marisco fresco, excelentes vinhos locais e sentir a força constante do Oceano Atlântico.

O itinerário inclui ainda fortalezas históricas em Arrifana, Sagres e no Cabo de São Vicente, e percorre trilhos cuidadosamente concebidos e mantidos pela Associação Rota Vicentina, da qual a S-Cape Travel é orgulhosamente membro desde 2015.

Região

Aljezur

Arrifana

Carrapateira

Lagos

Luz

Sagres

Salema

Vila do Bispo

Línguas

Alemão

Espanhol

Inglês

Duração

5-7 dias

Preço
A partir de 586€ | 7 noites em época baixa
Inclui

Alojamento

Transporte

Nível de dificuldade

Inclui alguma actividade com exercício físico leve

Dimensão do grupo

Min. 1 pax Max. 15 pax


Descrição

Dia 1: Chegada a Aljezur
Após a chegada a Aljezur, uma pacata vila branca na Costa Vicentina, poderá aproveitar algum tempo para passear pelas suas ruas tranquilas e desfrutar da atmosfera relaxada. Não perca o castelo mouro com a vista sobre o vale ou um passeio pelo encantador bairro antigo.

Dia 2: De Arrifana a Carrapateira (16 – 19 – 23 km / 10 – 12 – 15 mi)
A sua primeira etapa dependerá das marés, pois o Trilho dos Pescadores perto de Carrapateira só pode ser feito na baixa-mar, já que algumas partes das falésias com 100 m de altura ficam inacessíveis na maré cheia. A alternativa pelo interior é o chamado Caminho Histórico da Rota Vicentina, que atravessa uma paisagem rural surpreendentemente bonita, alternando entre maquis, pinhais e campos abertos com sobreiros e azinheiras antigas. Seja qual for a opção, o dia começa com um curto transfer de táxi até à aldeia piscatória de Arrifana (ou mais ao sul, até Monte Novo, encurtando assim o percurso).

Desafio: 4,5 / 6 / 7 horas, 16 – 19 – 23 km / 10 – 12 – 15 mi, 175 / 200 / 325 m de subida, 250 / 265 / 425 m de descida

Aldeias ao longo do percurso: Arrifana, Bordeira, Carrapateira

Dia 3: Caminhada circular em Carrapateira (10 – 22 km / 6 – 14 mi)
Hoje pode escolher entre duas caminhadas circulares. A primeira é um percurso curto ao longo da costa e das praias de Carrapateira. Para quem procura um desafio maior, existe a opção mais longa de 21,9 km, que combina trechos costeiros e pelo interior, até à aldeia totalmente restaurada de Pedralva.

Desafio: 3 – 6,5 horas, 10 – 22 km / 6 – 14 mi, 125 – 215 m de subida e descida

Dia 4: De Carrapateira a Vila do Bispo (16 – 19 km / 10 – 12 mi)
Pela manhã, continua-se para sul seguindo os trilhos de pescadores no topo das falésias e parcialmente pelo interior ondulado, até surgir de repente a histórica vila da Vila do Bispo. Principalmente no início da caminhada, é muito provável encontrar pescadores equilibrando-se em rochedos salientes.

Desafio: 6 – 7 horas, 19 km / 12 mi, 400 m de subida, 350 m de descida

Aldeias ao longo do percurso: nenhuma, apenas a praia do Amado

Dia 5: De Vila do Bispo a Sagres (20 km / 12 mi)
Uma etapa espetacular hoje, contornando o ponto mais sudoeste da Europa através de desoladas falésias de calcário. Visite a antiga fortaleza e o farol do ventoso Cabo de São Vicente e siga depois para leste ao longo da costa até à fortaleza de Sagres. Nesta vila costeira ficará duas noites, perto da praia e da marina da Baleeira.

Desafio: 5 – 6 horas, 20 km / 12 mi, 120 m de subida, 200 m de descida

Dia 6: De Sagres a Salema (16 – 20 km / 10 – 12 mi)
O percurso entre Sagres e Salema é uma das etapas mais desafiantes do Trilho dos Pescadores, com subidas e descidas constantes pelas falésias, seguindo caminhos pedregosos. Mas é também uma das mais belas etapas: vento e água moldaram as bizarras formações rochosas pelas quais o Algarve é famoso. O esforço será recompensado com vistas deslumbrantes e várias oportunidades de banho nas praias do Martinhal, Barranco, Ingrina, Zavial, Furnas, Figueira ou Salema. Nos tempos romanos existiam fábricas de olaria na planície, e permanecem vestígios de uma fortaleza do século XVIII na Ponte de Fisga. Se 20 km parecer demasiado, poderá pedir ao táxi para o recolher em Figueiras (após 16 km) em vez de Salema, regressando ao hotel em Sagres à tarde.

Desafio: 5 – 6,5 horas, 16 – 20 km / 10 – 12 mi, 260 ou 345 m de subida, 230 ou 370 m de descida

Aldeias ao longo do percurso: Martinhal, Figueira

Dia 7: De Salema a Lagos (17 – 23 km / 11 – 14 mi)
De manhã, um táxi leva-o de volta a Salema, ou um pouco mais a leste até Burgeau, onde começa a última caminhada pelo Trilho dos Pescadores. Ao longo do percurso, poderá admirar as famosas grutas e arcos naturais da Ponte do Piedade e a praia do Camilo. Nesta costa, várias fortalezas foram construídas por romanos, árabes e portugueses para proteger a população de piratas. A caminhada termina na histórica cidade de Lagos, às margens do rio Bensafrim.

Desafio: 5,5 – 7 horas, 17 – 23 km / 11 – 14 mi, 330 – 530 m de subida e descida

Aldeias ao longo do percurso: Burgeau, Luz, Lagos

Dia 8: Fim do programa
Após o pequeno-almoço, termina o seu programa.

Consulte a agenda ou contacte-nos para outras datas.








    Ver também

    8 dias de caminhada na Rota Vicentina : de Porto Covo a Arrifana

    S-Cape Travel

    8 dias de caminhada na Rota Vicentina : de Arrifana a Lagos

    S-Cape Travel

    Férias a bicicleta no Algarve e Alentejo

    S-Cape Travel

    14 dias de visita auto-guiada pelo Trilho dos Pescadores

    S-Cape Travel

    Algarve Tour Guiado de Bicicleta Caminho

    Pedalquest

    Rota Vicentina Tour de Bicicleta Guiada Caminho

    Pedalquest