Santiago Histórico

Etapa do Percurso Circular

9 Km

Este percurso leva-nos até ao centro histórico da cidade com maior interesse histórico-cultural da Costa Alentejana, passando também junto às Ruínas Romanas de Miróbriga. O castelo, do período islâmico, e a Igreja Matriz, do séc. XIII, são ambos monumentos nacionais.

A vila foi dominada pelo mouro Kassem do séc. VIII até ao séc. XII, quando terá sido tomada por tropas fiéis a D. Afonso Henriques e mais tarde doada à Ordem de Santiago de Espada. O burgo medieval de Santiago de Kassem adquiriu grande importância no séc. XIII e recebeu a sua primeira Carta de Foral com D. Dinis, monarca que doou a vila e castelo a Vetácia Lascaris, princesa grega responsável pela educação da sua filha D. Constança. Por morte de Vetácia, em 1336, a vila volta a pertencer à Ordem de Santiago.

As ruas estreitas apresentam exemplos de arquitectura popular, mas também imponentes casas senhoriais do tempo dos grandes senhores da terra, quando a agricultura e a pecuária se baseavam nos cereais, frutas e cortiça, no gado cavalar, muar, asinino, bovino, ovino, caprino e suíno. No séc. XIX a vila conheceu muita prosperidade: havia fábricas de cortiça, serrações e carpintarias, fábricas de moagens, forjas, oficinas, ferrarias e serralharias, numa dinâmica que atraiu advogados, farmacêuticos, merceeiros e comerciantes de fazendas e fomentou a abertura de cafés, colectividades e associações culturais e recreativas, como a Sociedade Harmonia, a mais antiga coletividade do país.

A esta cidade chegou, em 1895, o primeiro automóvel em Portugal, um Panhard & Levassor, importado de Paris pelo 4º Conde de Avillez. No princípio do séc. XX, a Condessa D. Maria Carolina, já viúva, desenvolveu a criação da Tapada entre o seu palácio e a muralha da barbacã do Castelo. Pretendendo juntar um jardim botânico com um parque de inspiração romântica, a Tapada dos Condes, visitável como parque público, inclui curiosas edificações como a Capela de S. Jorge, uma Casa de Chá com portal neomanuelino e uma estufa neogótica (hoje em ruínas).

O percurso cruza-se com as ruínas da cidade romana de Miróbriga, abandonada no séc. V d.C., que incluem edifícios de habitação, hipódromo, termas, fórum, templos e uma ponte. Não são abundantes as cidades romanas bem conservadas em Portugal, o que faz de Miróbriga uma estação arqueológica muito especial, onde se percebe o sofisticado funcionamento das termas, com salas de banhos públicos a diferentes temperaturas. Bem preservados estão também o fórum e a área comercial, com diversas lojas, as tabernae.

Onde começar

Santiago do Cacém
Na entrada do parque urbano Rio da Figueira, junto às piscinas municipais.

Ficha Técnica

Grau de Dificuldade: Algo difícil

Extensão: 9 km
Duração Aproximada: 3 h 30

Subida Acumulada: 0 m
Descida Acumulada: 300 m

Altitude Máxima: 260 m
Altitude Mínima: 150 m

Época Aconselhada: Setembro a Junho

Regras e Recomendações

A CIRCULAÇÃO DE VIATURAS MOTORIZADAS COLOCA OS CAMINHANTES EM RISCO.

EVITE FAZER O CAMINHO HISTÓRICO DE MOTO OU JIPE, ESTUDE ALTERNATIVAS

NÃO FAÇA FOGO.

VÁRIAS QUINTAS E REBANHOS SÃO PROTEGIDOS POR CÃES, CIRCULE COM PRECAUÇÃO.

CUIDADO COM O GADO. EMBORA MANSO, NÃO GOSTA DA APROXIMAÇÃO DE ESTRANHOS ÀS SUAS CRIAS.

OS CAMINHOS ATRAVESSAM PROPRIEDADES PRIVADAS, RESPEITE-AS E FECHE SEMPRE PORTÕES E CANCELAS.

FRACO APOIO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS AO LONGO DA ETAPA. LEVE SEMPRE ÁGUA E MANTIMENTOS.

EM ALGUMAS SITUAÇÕES TERÁ QUE ATRAVESSAR ESTRADAS ASFALTADAS, TENHA ATENÇÃO.

ENCONTRARÁ VÁRIOS LOCAIS IDEAIS PARA UM PIQUENIQUE, CARREGUE SEMPRE O LIXO CONSIGO.

SEJA AFÁVEL COM OS LOCAIS, APRESENTE O SEU PROPÓSITO E APROVEITE PARA PARTILHAR EXPERIÊNCIAS.

Dicas

Junto à igreja matriz, aproveite para dar a volta ao castelo e visitar o parque da tapada.

Horário das Ruínas de Miróbriga
De Terça a Domingo das 9h às 12h e das 14h às 17h30;
Encerra à Segunda-feira e feriados.

Avisos Importantes

Este percurso coincide parcialmente com o início do Caminho Histórico. Tome atenção à sinalética.

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!