De Santa Clara à Barragem

Etapa do Percurso Circular

10 Km

O percurso entre Santa Clara e a barragem é dominado pela albufeira e pela ribeira, nome localmente dado ao rio Mira. A Barragem de Santa Clara foi concebida para beneficiar cerca de 12000 hectares de terreno, embora sirva também o consumo público. Mandada construir pelo Estado Novo, a albufeira é uma das maiores da Europa.

No percurso junto ao rio, a jusante da barragem, a vegetação ribeirinha inclui acácia, mimosa, choupo, freixo, salgueiro, juncos e atabúas. Os agriões e o poejo, plantas usadas na gastronomia local, atapetam os troços menos profundos do rio, fora da época das cheias. Os remansos mais profundos estão cobertos por nenúfares. Nos terrenos mais férteis, junto ao rio, há hortas e pomares de laranjeiras, figueiras e oliveiras. As aves marcam este percurso, cheio de bons habitats para alimentação e nidificação, embora a primazia caiba à pega-azul (localmente designada de charneco).

A aldeia de Santa Clara merece uma paragem com tempo. É quase obrigatório comprar produtos locais únicos, como o excelente mel e a aguardente de medronho. À entrada da aldeia, vale a pena parar na fonte do Azinhal, datada de 1892 e restaurada em 1995. É um óptimo local para piqueniques e a água é de excelente qualidade.

A Igreja de Santa Clara de Assis, é da primeira metade do séc. XVI (embora os altares de talha dourada sejam do séc. XVIII). É um edifício de arquitetura religiosa manuelina, barroca, vernácula típica da Ordem de Santiago de Espada à qual este edifício pertenceu.

Poucas centenas de metros após ter deixado a aldeia, encontra-se a Ponte de D. Maria, concluída por volta de 182. Esta ponte situa-se numa antiga via romana que ligava Arandis (Garvão) a Ossónoba (Faro) com um outro ramal para Pax Julia (Beja), razão pela qual é também conhecida como ponte romana. Apesar de não ser deste período, ela terá sido construída no local onde existia uma outra estrutura mais antiga, provavelmente romana. A Ponte D. Maria fechou ao trânsito de veículos no final do séc. XIX.

Onde começar

Santa Clara-A-Velha
À entrada da aldeia, junto ao posto de turismo.

Ficha Técnica

GRAU DE DIFICULDADE: 2

EXTENSÃO: 10 KM
DURAÇÃO APROXIMADA: 3 Horas

SUBIDA ACUMULADA: 0 M
DESCIDA ACUMULADA: 200 M

ALTITUDE MÁXIMA: 210 M
ALTITUDE MÍNIMA: 50 M

ÉPOCA ACONSELHADA: Setembro a Junho

Regras e Recomendações

A CIRCULAÇÃO DE VIATURAS MOTORIZADAS COLOCA OS CAMINHANTES EM RISCO.

EVITE FAZER O CAMINHO HISTÓRICO DE MOTO OU JIPE, ESTUDE ALTERNATIVAS

NÃO FAÇA FOGO.

VÁRIAS QUINTAS E REBANHOS SÃO PROTEGIDOS POR CÃES, CIRCULE COM PRECAUÇÃO.

CUIDADO COM O GADO. EMBORA MANSO, NÃO GOSTA DA APROXIMAÇÃO DE ESTRANHOS ÀS SUAS CRIAS.

OS CAMINHOS ATRAVESSAM PROPRIEDADES PRIVADAS, RESPEITE-AS E FECHE SEMPRE PORTÕES E CANCELAS.

FRACO APOIO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS AO LONGO DA ETAPA. LEVE SEMPRE ÁGUA E MANTIMENTOS.

EM ALGUMAS SITUAÇÕES TERÁ QUE ATRAVESSAR ESTRADAS ASFALTADAS, TENHA ATENÇÃO.

ENCONTRARÁ VÁRIOS LOCAIS IDEAIS PARA UM PIQUENIQUE, CARREGUE SEMPRE O LIXO CONSIGO.

SEJA AFÁVEL COM OS LOCAIS, APRESENTE O SEU PROPÓSITO E APROVEITE PARA PARTILHAR EXPERIÊNCIAS.

Dicas

Abastecimento durante o percurso
Na aldeia de Santa Clara-a-Velha existe uma mercearia ideal para se abastecer antes da caminhada. A meio do percurso, por cima da barragem, encontra o Hotel Rural Santa Clara.

Pode combinar este percurso com o percurso circular A Caminho de Totenique.

Tome um banho refrescante na Praia Fluvial da Barragem de Santa Clara ou mais à frente, antes do trilho se afastar da barragem. Faça um piquenique na fonte, já na fase final do percurso, antes de regressar à aldeia.

Avisos Importantes

Antes da Herdade do Azinhal, a meio da descida vindo da barragem para Santa Clara (ao longo de 1.3 km) o percurso tem apenas uma marca no início e no final do troço, de forma a acautelar os interesses do proprietário. O caminho é linear e não apresenta dúvidas.

Existem outros percursos na zona. Tome atenção à sinalética

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!