Ser Voluntário

O testemunho dos voluntários Francisco, Leonor e Rafael

Depois de uma licenciatura e um mestrado em Arquitectura Paisagista, ambos na Universidade de Évora, o Francisco decidiu explorar o mundo do voluntariado. Entre Janeiro e Abril de 2019, foi voluntário na Rota Vicentina através do programa Life Volunteer Escapes –  Volunteer with European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense, onde desenvolveu, em conjunto com o Rafael e a Leonor, vários materiais e acções de protecção e sensibilização ambiental, que deixaram uma pegada muito positiva neste projecto. No final desta experiência, deixou-nos um testemunho de como foram os três meses connosco:

Olá a todos! Eu sou o Francisco e venho falar-vos, em nome dos voluntários que participaram no 1º projecto Life Volunteer Escapes, ao serviço da Rota Vicentina, eu, a Leonor e o Rafael. Estivemos desde o início de Janeiro até ao final de Abril de 2019 em Odemira, onde além da nossa participação nas diversas actividades da Rota Vicentina, como as caminhadas de manutenção de percursos, desenvolvemos diversas actividades relacionadas com a Conservação da Natureza, nomeadamente controlo de espécies invasoras e actividades de sensibilização e educação ambiental. Relativamente ao controlo de espécies invasoras, focámo-nos em duas áreas sensíveis junto à costa, uma delas incluída no programa LIFE Charcos. No que diz respeito à sensibilização e educação ambiental, desenvolvemos diversas actividades e materiais, que além de terem sido testados em várias escolas e eventos, nos valeram uma Menção Honrosa pelo projecto Invasoras.pt.

Queremos agradecer a oportunidade que nos foi dada e reforçar a importância deste tipo de projectos, quer para o nosso desenvolvimento e crescimento individual, como para as acções em conservação da natureza, que são um desafio que vale a pena o esforço. Nas áreas que controlámos e nas actividades em que participámos, notámos que mais do que uma simples aprendizagem, estávamos a fazer realmente a diferença. Convido assim todos os jovens, entre os 18 e 30 anos, interessados em Natureza, em Conservação, em Voluntariado ou em Caminhadas a juntarem-se ao voluntariado na Rota Vicentina. Garantimos-vos que não se vão arrepender, pelo contrário, quando acabarem o voluntariado, vão levar todo o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mas especialmente a equipa da Rota Vicentina, no vosso coração!

Se como o Francisco, a Leonor e o Rafael queres conhecer os bastidores deste projecto, preenche o formulário abaixo e inscreve-te já na edição de 2020 do programa de voluntariado Life Volunteer Escapes. Esperamos por ti!

Candidaturas Life Volunteer Escapes

  • Os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos
    Formato da data:AAAA barra MM barra DD
  • Consulta os requisitos de admissão no European Solidarity Corps
  • Tipos de ficheiros aceites: pdf, jpg, png, word.
  • Tipos de ficheiros aceites: mp4, pdf, jpg, png, word, avi, wmp, mov.
    • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
  • Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

    Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
    X