fbpx

Rota Vicentina apresenta mini-série “Retratos do Sudoeste”

Muito se tem falado sobre a Costa Alentejana e Vicentina e dos vários retratos que a compõem. Desde 2012 que a Associação Rota Vicentina procura mostrar ao país e ao mundo, aquilo que é este pedaço de terra e toda a rede viva que dele faz parte.

E é essa a missão que conduz à estreia de “Retratos do Sudoeste”, uma mini-série de quatro episódios que reflete as raízes desta região: a pesca, terra sagrada, a cortiça e o medronho.

No canal de Youtube da Rota Vicentina, todas as Terças-feiras às 21 horas, durante quatro semanas a partir de 25 de Maio, será possível assistir a pequenos documentários, que exploram a relação simbiótica das gentes que aqui viveram e vivem levam com cada um destes temas, bem como e o seu impacto na cultura e economia da região.

Cada uma destas quatro histórias desenvolve, durante 3 a 8 minutos, alguns temas da presença humana num formato em que o depoimento de pessoas que vivem “com as mãos na massa” é alternado com uma visão mais generalizada e contextual de historiadores.

A viagem inicia-se com o vídeo sobre a “Pesca” e histórias de resiliência das pessoas do litoral, no dia 25 de Maio. Segue-se no dia 1 de Junho “Terra Sagrada” um vídeo que apresenta a ideia da atracção universal que esta região exerce até aos dias de hoje, e que continua a ser procurada para a auto-descoberta e pelas possibilidades de um estilo de vida mais afinado com os ritmos do mundo natural. No dia 8 de Junho estreia “A Cortiça” e por último, dia 15 de Junho, um brinde com “O Medronho”.

Esta mini-série é um complemento do documentário “A Costa das Cegonhas – Um retrato Natural do Sudoeste”, que estreará na SIC em Julho, em data a anunciar.

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!