10 de Maio de 2021

A Rota Vicentina (RV) exige levantamento imediato da cerca sanitária em S. Teotónio e Almograve.

Confrontada com a decisão governamental de prolongar a cerca sanitária nas duas freguesias de Longueira/Almograve e S. Teotónio e depois de cuidada análise dos seus contornos, a Associação RV repudia liminarmente esta decisão, nomeadamente por:

1. Não haver neste momento um motivo objectivo e conhecido para a manutenção de uma cerca sanitária, avaliando os índices de infecção por Covid-19 no concelho que têm reduzido drasticamente;
  2. O novo despacho que permite às empresas agrícolas que continuem a operar (mesmo aquelas onde houve grandes focos de infecção dentro das comunidades dos seus trabalhadores que viviam nas condições que todo o pais conhece hoje), enquanto impede o turismo e restantes actividades locais de funcionar (sabendo-se que não houve casos de infecção neste sector), é não só injusto e ineficaz, mas também profundamente provocatório.

A Associação Rota Vicentina prepara com os seus parceiros locais um pedido de reposição de uma economia sustentável neste território que vá ao encontro dos desafios do Século XXI e com o papel de Portugal no seio dos compromissos internacionais, com a União Europeia e com o mundo.

A RV que representa 231 associados (de entre os quais 120 nos concelhos de Odemira e Aljezur) e representa uma oferta turística de natureza que se encontra totalmente segura e preparada para dar continuidade à sua actividade, totalmente à margem dos focos de infecção entre os trabalhadores das explorações de agricultura intensiva destas duas freguesias.

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!