O manifesto da Rota Vicentina
Comunidade. A Rota Vicentina é o projecto de uma verdadeira Comunidade, de um conjunto de pessoas que partilham esta terra e a ela se afeiçoam e dedicam. Acreditamos no poder de um ideal, da união, do trabalho conjunto e do bem comum.
A vida nesta região não é o que era e o mundo tem dado muitas voltas. A globalização trouxe novas formas de pescar, semear, colher, comprar, comer, caminhar, viajar… viver.
Mas o Sudoeste é único e indivisível: litoral e interior, portugueses e estrangeiros, residentes e visitantes, vida local e turismo.
Queremos mobilizar os recursos locais e investir num modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
Queremos abdicar dos investimentos e iniciativas que não servem a todos e incentivar aqueles que não abdicam do essencial.
Queremos que os impactos das nossas opções de vida e de consumo sejam orgulhosamente assumidos por nós e por quem nos visita.
Queremos dialogar e trabalhar com esta região, dar-lhe o tanto que ela tem para nos dar. Usar as mãos, a alquimia, a criatividade e o conhecimento para transformar o que terra e mar nos dão, em muito do que precisamos para comer, beber, usar ou sorrir.
Queremos que a inspiração deste lugar ganhe asas e se transforme em histórias de verdade, para reviver vezes sem conta e para acrescentarmos o nosso ponto, quando for chegado o momento.
Queremos que todos possam conhecer o que esta terra sempre foi e o que continua a ser a cada dia, para que, com uma nova energia, possamos acompanhar e enriquecer esta viagem conjunta.
Abraçamos este movimento que as pessoas do Sudoeste iniciaram e queremos dar-lhe força, forma, abertura, reflexão, acção, cidadania. É urgente participar, hoje e sempre. Só com o coração aberto poderemos, todos e em conjunto, sentir o vibrar desta terra debaixo dos nossos pés e deixar-nos conduzir por ela.
A Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana Vicentina