Aurora ~ Touro Azul
Explore the Feeling
Programa cultural
CACO – ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS DO CONCELHO DE ODEMIRA
Um passeio em família para conhecer as terras de Olho Branco, Amieira, Almarjanito e Calçada. Será possível caminhar ao longo dum lindo bosque onde se encontram flores, plantas e lendas e descobrir os “montes”, casas rurais muito completas com o forno, o celeiro, o estábulo e o galinheiro agregados. Um lanche com o que se apanha na horta e por fim, com tinta da china e pigmentos naturais recolhidos ao longo do passeio, crianças e adultos imprimem e desenham juntos um postal de férias para enviar aos amigos.
Destaques
Passeio a pé pelo campo (2,5km) e observação da flora local, reconhecimento da flora local, visita a uma ruína de taipa
Visita a um monte (casa) tradicional
Experiência na horta e contacto com animais
Criação de postal a partir da técnica da gravura
Confecção e degustação de lanche
Resumo
- Região:
- Aljezur
- Línguas:
-
Português
Inglês
Francês
Italiano - Preços:
- A partir de 45€ por pessoa
- O que está incluído:
- Guia
- Nível de dificuldade (exigência física):
- incluí alguma actividade com exercício físico leve
- DURAÇÃO:
- < 1/ dia
- DIMENSÃO DO GRUPO:
max 12 pax
- PET FRIENDLY:
- Não
- BIKE FRIENDLY:
- Não
Descrição
O passeio começa no monte da D. Maria José que vive aqui, desde que nasceu, com os seus animais numa casa ainda com o chão em terra batida. De seguida e a pé, conhecem-se as flores, os arbustos e os sobreiros que nascem por aqui espontâneamente: a urze, a esteva, o rosmaninho, a malva… As crianças são convidadas a recolher pequenas pedras, folhas, bagas e flores. Distribuem-se pequenas molduras para que se enquadre a paisagem e se vejam melhor alguns detalhes naturais.
No caminho encontra-se um antigo armazém de taipa em ruínas. Aí conhece-se a lenda do desaparecimento do linho nesta região. Continuando a caminhada, mais à frente avista-se o monte de uma família que nos recebe. Apanham-se as verduras na horta para uma bela merenda, à qual fruta, queijo de cabra, carne e pão fresco se vão juntar. Aqui é possível ver os burros e as patacas, admirar a casa branca cheia de flores e ouvir histórias antigas deste lugar. Ao mesmo tempo, todos são convidados a criar um postal através da impressão de flores e plantas apanhadas durante o passeio, levando algo desta terra para voar para outras paragens.