Ardentia ~ Touro Azul
Explore the Feeling
Programa cultural
CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira
A pesca e a cortiça, o mar e a terra, em parceria, ofereceram a este território destinos previstos e imprevistos. Um passeio que mostra a evolução de Sines ao longo do tempo, desde que era uma aldeia piscatória, até à cidade que é hoje, assim como as suas diferentes dimensões.
Destaques
Fábrica de Cortiça
Bairro Edificado nos anos 70
Adega mais antiga de Sines
Arquivo Municipal
Centro de Artes de Sines
Resumo
- Região:
- Sines
- Línguas:
-
Português
Inglês
Francês - Preços:
- A partir de 95€ por pessoa
- O que está incluído:
-
Guia
Alimentação - Nível de dificuldade (exigência física):
- incluí alguma actividade com exercício físico leve
- DURAÇÃO:
- < 1/ dia
- DIMENSÃO DO GRUPO:
Max. 8 pax
- PET FRIENDLY:
- Não
- BIKE FRIENDLY:
- Não
Descrição
O passeio começa com uma visita a uma antiga fábrica de cortiça, ainda em funcionamento, onde todos os processos de trabalhar este material são explicados. Segue-se caminho para conhecer a história do enorme Edifício Luz que salta imediatamente à vista: um grande hotel que pretendia ser utilizado para promover o turismo em Sines na altura do Estado Novo.
Ao lado do porto industrial, a Associação Caboverdiana de Sines guia uma visita ao bairro edificado nos anos 70 com o propósito de alojar a vaga de trabalhadores cabo-verdianos que se mudaram para Portugal neste período. O almoço é na adega mais antiga de Sines que, com 140 anos, se mantém praticamente igual, para comer os cozinhados da D. Edite. A história desta que hoje é uma enorme cidade marítima industrial, desvenda-se através de um passeio pelas suas ruas e uma conversa com quem dirigiu este município nos tempos quentes que sucederam a ditadura. No fim do passeio, o Arquivo Municipal que se situa no Centro de Artes de Sines, um exemplo de arquitectura contemporânea dos arquitectos Mateus, é o sítio escolhido para conversar com os jovens arquivistas que guardam entusiasticamente a memória documental deste território.