Núcleo de São Teotónio
O núcleo mais a sul de toda a rede!
Sendo o núcleo mais ao sul da rede, dois dos seus percursos fazem pequenas incursões por terras algarvias. A maior delas é feita pelo percurso que sobe a Fóia, ponto emblemático e mais alto do vizinho Algarve, por um trilho que pode ser considerado o mais duro de toda a rede.
Um outro percurso sobe aos Algares, zona muito exigente e popular entre os BTTistas da região.
O caminho faz-se por montes e vales, com alguns single-tracks pelo meio e passagem por pequenas aldeias como Baiona, Casa Nova da Cruz, Choça dos Vales, Relva Grande, Saboia, São Miguel.
A ligação ao litoral está assegurada por traçados de GPS, propiciando com frequência panoramas deslumbrantes, além da passagem por Cavaleiro, Cabo Sardão, Zambujeira do Mar, Praia do Carvalhal, Azenha do Mar e na Praia e na pitoresca Vila de Odeceixe.