Núcleo de Colos
O núcleo de Colos com o seu Sub-Núcleo de Amoreiras-Gare
Este núcleo desenrola-se exclusivamente no interior e caracteriza-se por ter um sub-núcleo em Amoreiras-Gare, a terra das famosas alcôncoras!
Daqui partem ainda dois percursos adicionais e marcados no terreno e percorrem-se quase exclusivamente caminhos rurais e florestais, com alguns pequenos single-tracks, par a par com o montado alentejano, visitando pequenos aglomerados perdidos e quase ou completamente desertos. Um percurso preto passa junto à albufeira da Barragem do Monte da Rocha.
Os percursos passam junto às Estações de Comboio de Amoreiras-Gare e Funcheira, ambas com serviço de passageiros. É aliás no sub-núcleo que se inicia a “Grande Travessia”, traçado que une os 5 núcleos entre si, articulando-os com as Estações da Comboio na região.
Para além da Sra. das Neves, da Comunidade Tamera, da Estação da Comboios da Funcheira e da aldeia de Relíquias, que são os locais mais icónicos do núcleo, são ainda visitadas as povoações de Aldeia das Amoreiras, Bicos, Campo Redondo, Funcheira, Garvão, Monte da Estrada, Relíquias, Ribeira do Salto, Ribeira do Seissal, Santa Luzia, Vale de Ferro e Vale de Santiago.