fbpx

Núcleo de Colos

45

Srª das Neves (CL)

36.5 KM

Percurso difícil, muito variado, que atravessa zonas remotas através de uma natureza preservada.Para além de inúmeras pequenas subidas e descidas, tem como principais dificuldades a difícil e mítica subida à Senhora das Neves (km 11) e a subida no interior de Relíquias (km 30).Ao km 6 faça um pequeno desvio para visitar a Comunidade Tamera uma das maiores ecovilas existentes em Portugal.Na Senhora das Neves (km 12) aproveite para fazer um piquenique junto à ermida e apreciar a paisagem panorâmica.Tem vários single tracks de nível técnico médio logo a seguir à Senhora das Neves.Há uma pequena travessia de ribeira a vau e alguns caminhos que podem ficar alagados ou enlameados. Aconselhamos por isso especial atenção na época de chuvas.

Ficha Técnica

Grau de Dificuldade: Difícil

Tipo de Percurso: Circuito no sentido anti-horário

Extensão: 36.5 km

Duração: 1h45 a 2h45

Marcado no Terreno: Não

Desnível Acumulado: 585 m

Altitude Máxima: 267 m
Altitude Mínima: 86 m

Nível Técnico: 3 (5)

Nível Físico: 3 (5)

Época Aconselhada: Todo o ano evitando temperaturas acima dos 30º

Dicas

Pontos mais notáveis:

– Senhora das Neves (km 12), com a sua Ermida Mariana que é o ponto mais elevado deste percurso. É muito popular como lugar de lazer, acolhendo uma festa religiosa anual a 5 de Agosto.

– Relíquias (km 30)

 

Pontos de apoio:

Km 17 – Monte da Estrada

Km 22 – Vale de Ferro

Km 30 – Relíquias

Avisos Importantes

Em Colos o trajecto cruza a N389 tanto à partida como à chegada, e percorre algumas ruas das aldeias por onde passa. No campo segue sobretudo por caminhos e estradões abertos à circulação e onde pode encontrar trânsito automóvel.

Pode haver a necessidade de abrir cancelas de protecção de gado pelo que, sempre que seja o caso, deverão ser de novo fechadas após passagem.

Uma parte do percurso é coincidente com Percursos Circulares da Rota Vicentina pelo que é muito provável o encontro com caminhantes.

Após chuvas intensas alguns caminhos podem estar alagados ou muito enlameados.

Percursos comuns

Percursos de ligação

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!