fbpx

Núcleo de Odemira

04

Pego das Pias

22,5 KM

Atenção, este não é um percurso para principiantes! É certo que é curto, mas a sucessão quase ininterrupta de fortes subidas e descidas, para além de uma pequena parte técnica, exigem alguma prática. Tem como maiores dificuldades subidas ao km 3.5, 12.5 e 18 todas elas com curtas passagens próximas dos 20%. A parte mais técnica encontra-se ao km 17.4 e trata-se de um single track a descer com algumas pedras, com cerca de 250 metros de longo e um declive médio de -11%. O percurso segue junto ao Mira, onde para além da paisagem maravilhosa, poderá ter a sorte de avistar lontras, animal nativo deste rio. O percurso segue depois por caminhos rurais e florestais que mostram a autenticidade que esta região consegue manter.

Ficha Técnica

Grau de Dificuldade: Difícil

Tipo de Percurso: Circuito no sentido horário

Extensão: 22,5 km

Duração: 1h30 a 2h30

Marcado no Terreno: Sim

Desnível Acumulado: 540 m

Altitude Máxima: 154 m
Altitude Mínima: 3 m

Nível Técnico: 3 (5)

Nível Físico: 3 (5)

Época Aconselhada: Todo o ano

Dicas

A meio, num quadro natural de grande beleza, o percurso segue durante 1,5 km a margem esquerda da ribeira do Torgal. Para visitar a praia fluvial do Pego das Pias, continue pela ribeira durante mais 1 km. Lá encontrará vários lagos naturais, e à sua margem, debaixo das árvores, o sítio idílico para fazer um piquenique.

 

Avisos Importantes

O percurso atravessa (e pontualmente percorre um pouco) a N120 e parte da vila de Odemira, podendo encontrar trânsito automóvel. Recomenda-se prudência.
Uma parte do percurso é coincidente com os trilhos pedestres da Rota Vicentina – nomeadamente o Caminho Histórico (GR11) – pelo que é muito provável o encontro com caminhantes.
Pode haver a necessidade de abrir cancelas de protecção de gado pelo que, sempre que seja o caso, deverão ser de novo fechadas após passagem.
A parte final da última descida é em calçada, que pode estar por vezes muito escorregadia.
Tem um pequeno single track e uma pequena travessia de linha de água a vau.
Note que este percurso não passa por nenhuma localidade, pelo que deverá abastecer-se no ponto de início, em Odemira.

Pontos de apoio:

Só em Odemira à partida e à chegada.

Percursos comuns

Percursos de ligação

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
odemira-alentejo-btt