fbpx

Núcleo de Odemira

05

Mira Este

38 KM

Este é um daqueles percursos que engana… A primeira metade é relativamente fácil e quase plana, mas a segunda revela-se exigente e justifica a sua cor. Tem como maiores dificuldades a longa subida a meio percurso que deixa a companhia do Rio Mira e, embora entrecortada por pequenas descidas, se prolonga por 8 km. Tem também já bem perto do final, ao km 34,0 logo à saída da aldeia da Bemposta, uma última subida que termina quase em single track. O percurso começa por atravessar uma pequena parte da vila de Odemira, tem uma curta passagem num single track, muito interessante, e segue depois par a par com o Rio Mira ao longo da sua margem direita. Aproveite para se deslumbrar com a vista magnífica! O percurso continua depois com a Serra de Monchique em pano de fundo, avançando por caminhos rurais, que frequentemente se abrem para miradouros naturais sobre as serranias mais próximas.

Ficha Técnica

Grau de Dificuldade: Difícil

Tipo de Percurso: Circuito sentido anti-horário

Extensão: 38 km

Duração: 1h45 a 2h45

Marcado no Terreno: Sim

Desnível Acumulado: 550 m

Altitude Máxima: 204 m
Altitude Mínima: 3 m

Nível Técnico: 2 (5)

Nível Físico: 3 (5)

Época Aconselhada: Todo o ano evitando temperaturas acima de 30º

Dicas

Na aldeia da Bemposta, mesmo à direita ao chegar à estrada nacional, aprecie a casa do Gilberto e a sua fachada coberta de frases alusivas à política, aos direitos humanos e aos clubes de futebol portugueses!

Pontos de apoio:

Km 34 – aldeia da Bemposta

Avisos Importantes

O percurso atravessa parte da vila de Odemira e na Bemposta (N263) podendo encontrar nessas travessias algum trânsito automóvel.

Uma parte do percurso é coincidente com os trilhos pedestres da Rota Vicentina – nomeadamente o Caminho Histórico (GR11) -, pelo que é muito provável o encontro com caminhantes.

Pode haver a necessidade de abrir cancelas de protecção de gado pelo que, sempre que seja o caso, deverão ser de novo fechadas após passagem.

Ao km 1,5 no decurso de um pequeno single track há uma passagem muito estreita à beira de um pequeno canal de água.

A parte final da última descida é em calçada, por isso recomendamos algum cuidado.

O percurso não atravessa nenhuma linha de água a vau.

Percursos comuns

Percursos de ligação

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!