fbpx

Núcleo de Odemira

05

Mira Este

38 KM

Este é um daqueles percursos que engana… A primeira metade é relativamente fácil e quase plana, mas a segunda revela-se exigente e justifica a sua cor.Tem como maiores dificuldades a longa subida a meio percurso que deixa a companhia do Rio Mira e, embora entrecortada por pequenas descidas, se prolonga por 8 km. Tem também já bem perto do final, ao km 34,0 logo à saída da aldeia da Bemposta, uma última subida que termina quase em single track.O percurso começa por atravessar uma pequena parte da vila de Odemira, tem uma curta passagem num single track, muito interessante, e segue depois par a par com o Rio Mira ao longo da sua margem direita. Aproveite para se deslumbrar com a vista magnífica!O percurso continua depois com a Serra de Monchique em pano de fundo, avançando por caminhos rurais, que frequentemente se abrem para miradouros naturais sobre as serranias mais próximas.

Ficha Técnica

Grau de Dificuldade: Difícil

Tipo de Percurso: Circuito sentido anti-horário

Extensão: 38 km

Duração: 1h45 a 2h45

Marcado no Terreno: Sim

Desnível Acumulado: 550 m

Altitude Máxima: 204 m
Altitude Mínima: 3 m

Nível Técnico: 2 (5)

Nível Físico: 3 (5)

Época Aconselhada: Todo o ano evitando temperaturas acima de 30º

Dicas

Na aldeia da Bemposta, mesmo à direita ao chegar à estrada nacional, aprecie a casa do Gilberto e a sua fachada coberta de frases alusivas à política, aos direitos humanos e aos clubes de futebol portugueses!

Pontos de apoio:

Km 34 – aldeia da Bemposta

Avisos Importantes

O percurso atravessa parte da vila de Odemira e na Bemposta (N263) podendo encontrar nessas travessias algum trânsito automóvel.

Uma parte do percurso é coincidente com os trilhos pedestres da Rota Vicentina – nomeadamente o Caminho Histórico (GR11) -, pelo que é muito provável o encontro com caminhantes.

Pode haver a necessidade de abrir cancelas de protecção de gado pelo que, sempre que seja o caso, deverão ser de novo fechadas após passagem.

Ao km 1,5 no decurso de um pequeno single track há uma passagem muito estreita à beira de um pequeno canal de água.

A parte final da última descida é em calçada, por isso recomendamos algum cuidado.

O percurso não atravessa nenhuma linha de água a vau.

Percursos comuns

Percursos de ligação

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!