Núcleo de São Teotónio

14

Cabo Sardão

50 KM

Se procura paisagens de cortar a respiração, este é dos percursos mais completos de toda a rede. Litoral, interior, ruralidade e costa, tudo no mesmo traçado!No início, o caminho segue por caminhos rurais e inúmeras quintinhas, passa ao lado de um reservatório do sistema de irrigação do rio Mira e atravessa zonas de pastoreio e de agricultura. Por fim, chega à costa e ali se mantém durante 16 km, entre o Cabo Sardão, a Zambujeira do Mar e a praia do Carvalhal. Os primeiros 6 km deste troço são sem dúvida os mais impressionantes com o percurso a seguir as imponentes falésias tão características da Costa Alentejana!Atravessa várias povoações como Estibeira, Malavado, Fataca, Cavaleiro, Zambujeira do Mar e passa na proximidade do Brejão. O percurso tem 2 single tracks considerados fáceis.

Ficha Técnica

GRAU DE DIFICULDADE: Difícil

TIPO DE PERCURSO: Circuito no sentido anti-horário

EXTENSÃO: 50 km

DURAÇÃO: 2h30 a 3h45

MARCADO NO TERRENO: Não

DESNÍVEL ACUMULADO: 500m

ALTITUDE MÁXIMA: 195m
ALTITUDE MÍNIMA: 1m

NÍVEL TÉCNICO: 2 (5)

NÍVEL FÍSICO: 3 (5)

ÉPOCA ACONSELHADA: Todo o ano evitando temperaturas acima de 30º

Dicas

Pontos mais notáveis deste circuito:

  • Cabo Sardão com o seu mítico farol construído ao contrário (pode ser visitado às quartas-feiras das 14 às 17 horas) e os deslumbrantes ninhos de cegonhas nas falésias.
  • Uma paragem na Zambujeira do Mar junto à Capela da Nossa Senhora do Mar é obrigatória.
  • Após sair da Zambujeira do Mar, no final da subida pare e olhe para trás. Tem aí uma das mais bonitas vistas sobre esta localidade!
  • Entrada da Barca e o seu porto de pesca.

Pontos de apoio:

Km 10 . Malavado
Km 13 – Fataca
Km 22 – Cavaleiro
Km 33 – Entrada da Barca
Km 36 – Zambujeira do Mar
Km 40 – Praia do Carvalhal (apoio de praia).
Km 44 – Brejão (proximidade).

Avisos Importantes

O percurso tem várias travessias das estradas nacionais N120 e N393-1 e de inúmeras estradas municipais que podem ter trânsito intenso.
O caminho ao longo da costa a seguir ao Cabo Sardão tem muita areia em alguns locais e é coincidente com o muito popular e concorrido Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina.
Recomendamos por isso redobrada atenção devido ao risco de aparecimento inesperado de areia e à presença mais do que provável de caminhantes.
O primeiro single track desenrola-se em zona plana à beira de um canal de rega e o segundo, já perto do final do percurso, é a descer e atravessa um pequeno parque onde pode encontrar pessoas que passeiam. Modere aí a velocidade e dê a prioridade aos peões.

Percursos comuns com o Núcleo

Percursos de ligação com outros Núcleos

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!