fbpx

Grande Travessia

GT 5

São Teotónio » Santa Clara-a-Velha

40,5 KM

Este percurso de nível difícil, é a etapa mais longa e mais difícil de toda a Grande Travessia! Fazendo a ligação ente São Teotónio e a vila de Santa Clara-a-Velha, segue sobretudo por caminhos rurais e florestais através de uma natureza quase sempre selvagem e espetacular.É rodeado por vegetação autóctone atravessando aqui e ali alguns eucaliptais, e percorre longos setores remotos com pouca presença humana, sem qualquer infraestrutura de apoio ao ciclista.As subidas mais significativas encontram-se aos km 16, 24, 28 e 35, mas nada de muito desafiante! Ao km 33 passa na Estação de Comboios de Santa Clara – Sabóia, onde poderá eventualmente apanhar o comboio de regresso ao ponto de partida da Grande Travessia.Atravessa apenas as povoações de Casa Nova da Cruz no início e Sabóia já quase no fim, mas passa por inúmeros lugarejos quase ou totalmente desabitados, mas onde outrora houve muita vida ligada à terra.

Ficha Técnica

Grau de Dificuldade: Difícil

Tipo de Percurso: Entre 2 pontos

Extensão: 40,5 km

Duração: 1 h 45 a 3 h

Marcado no Terreno: Sim

Desnível Acumulado: 475 / 575 m

Altitude Máxima: 203 m
Altitude Mínima: 48 m

Nível Técnico: 2 (5)

Nível Físico: 3 (5)

Época Aconselhada: Setembro a Junho

Dicas

Todas as etapas da Grande Travessia são viáveis com bicicletas dos tipos BTT, Gravel e Touring.

De Santa Clara-a-Velha pode regressar ao início da Grande Travessia, seguindo o percurso 35 Amoreiras-Gare, que está disponível apenas por GPS. A distância é de 39 km e o acumulado de cerca de 850 m.

Pontos de apoio:
Km 9 – Casa Nova da Cruz
Km 30 – Saboia

Avisos Importantes

O trajeto cruza frequentemente pacatas estradas nacionais e municipais e segue pelo interior das aldeias e vilas por onde passa.

No campo, segue sobretudo por caminhos e estradões abertos à circulação, onde por vezes pode encontrar trânsito automóvel.

Pode haver a necessidade de abrir cancelas de proteção de gado pelo que, sempre que seja o caso, deverão ser de novo fechadas após passagem.

Após chuvas intensas, alguns caminhos podem estar alagados ou muito enlameados, e haver pequenas passagens de ribeiras com alguma água, sendo necessário especial atenção nessas circunstâncias.

Percursos comuns

Percursos de ligação

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!