Núcleo de São Teotónio

16

Sabóia

72 KM

Este é um percurso para quem gosta de emoções fortes!

Prepare-se para um sobe e desce: logo ao km 1,2 encontra uma subida em single trackde cerca de 200 m muito técnicos. Este é o único single track digno desse nome. O percurso conta também com inúmeras passagens de ribeiras de pouca profundidade que, após chuvas intensas podem tornar este percurso inviável ou mais perigoso. Recomenda-se especial prudência nesses casos.

Também se recomenda a companhia de, pelo menos mais um ciclista já que o percurso inclui longos troços remotos, onde dificilmente encontrará vivalma. Pelo contrário, é provável que se cruze com algumas raposas, javalis ou outros animais discretos e selvagens que por ali abundam.

Este percurso mostra o lado mais rural desta região através de uma natureza quase sempre selvagem, e passando por lugarejos hoje abandonados, mas no passado fervilhantes de vida graças à agricultura.

Sensivelmente a meio caminho, o traçado passa na vila Sabóia e a poucos km da estação de comboios, que vale a pena visitar.

Ficha Técnica

GRAU DE DIFICULDADE: Muito difícil

TIPO DE PERCURSO: Circuito no sentido anti-horário

EXTENSÃO: 72 km

DURAÇÃO: 4h00 a 6h00

MARCADO NO TERRENO: Não

DESNÍVEL ACUMULADO: 1210m

ALTITUDE MÁXIMA: 238m
ALTITUDE MÍNIMA: 17m

NÍVEL TÉCNICO: 4 (5)

NÍVEL FÍSICO: 4 (5)

ÉPOCA ACONSELHADA: Todo o ano evitando temperaturas acima de 30º e após chuvas muito intensas

Dicas

A meio caminho  passa perto da estação de comboios de “Santa Clara – Sabóia”. Se quiser visitar a estação, siga as marcações do percurso “33 Vermelho Sabóia e Barragem”.

Tenha em consideração que há apenas 3 pontos de apoio ao longo de todo o percurso, com 2 sectores bastante duros e com mais de 20 km sem qualquer apoio. Leve mantimentos.

Pontos de apoio:

Km 14 – Casa Nova da Cruz

Km 35 – Saboia

Km 59 – Amieira Agroturismo

Avisos Importantes

O percurso atravessa (e pontualmente percorre um pouco) várias pequenas estradas municipais que podem ter por vezes algum trânsito. Recomenda-se prudência

Várias partes do percurso são coincidentes com o Caminho Histórico (GR11) e com Percursos Circulares da Rota Vicentina, pelo que é muito provável o encontro com caminhantes.

Pode haver a necessidade de abrir cancelas de protecção de gado. Feche-as após passagem.

Percursos comuns com o Núcleo

Percursos de ligação com outros Núcleos

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!