fbpx

Núcleo de Odemira

09

Milfontes

109 KM

Este percurso de nível muito difícil é o mais longo do Núcleo de Odemira. Tem várias dificuldades, mas também vários pontos a não perder, mostrando a variedade de paisagens que esta região tem para oferecer.

Começa seguindo para Norte na margem direita do rio Mira, por caminhos rurais. O trilho passa por aldeias remotas e autênticas recordando a verdadeira essência do interior desta região, e regressa depois junto ao Mira para um single track espectacular. No início deste single track, há uma passagem que pode ser perigosa mesmo para um percurso preto. Tenha um cuidado especial na sua abordagem equacionando a hipótese de passar com a bicicleta à mão.

O percurso continua depois apontando novamente para Norte, mantendo a paisagem rural antes de passar por Vila Nova de Milfontes cruzando o Mira pela ponte da N393. Daí, vira para Sul e segue em direção ao Cabo Sardão, onde durante 6 km se faz guiar por um espectacular caminho litoral ao longo dos rochedos imponentes da Costa Alentejana.

Passa por Troviscais, Carrasqueira, Alagoachos, Vila Nova de Milfontes, Longueira, Almograve, Cavaleiro, Zambujeira  e Boavista dos Pinheiros.

Ficha Técnica

GRAU DE DIFICULDADE: Muito difícil

TIPO DE PERCURSO: Circuito no sentido anti-horário

EXTENSÃO: 109 km

DURAÇÃO: 5h00 a 8h00

MARCADO NO TERRENO: Não

DESNÍVEL ACUMULADO: 1180m

ALTITUDE MÁXIMA: 145m
ALTITUDE MÍNIMA: 3m

NÍVEL TÉCNICO: 3 (5)

NÍVEL FÍSICO: 4 (5)

ÉPOCA ACONSELHADA: Todo o ano evitando temperaturas acima de 30º

Dicas

Pontos mais notáveis deste circuito:

  • Dique do Mira e o seu mítico single track
  • Vila Nova de Milfontes, também conhecida com “A Princesa do Alentejo”, com fantásticas praias de rio e de mar. Faça um pequeno desvio para visitar a parte antiga da vila e a orla costeira ribeirinha.
  • Cabo Sardão, o seu icónico farol construído ao contrário e os deslumbrantes, inesperados e quase únicos ninhos de cegonhas nas falésias.
  • Entrada da Barca e o seu porto de pesca.
  • Zambujeira do Mar cosmopolita estância balnear com as suas soberbas praias e imperdível passeio pedestre à beira-mar.
  • Visita ao Bambu Parque.

Pode fazer o percurso em 2 dias, pernoitando em Vila Nova de Milfontes ou  Almograve, num alojamentos da rede de parceiros Rota Vicentina.

Pontos de apoio:

Km   10 – Troviscais
Km   15 – Carrasqueira
Km   18 – Vale Bejinha (proximidade)
Km   35 – Alagoachos / V.N. Milfontes
Km   47 – Longueira
Km   51 – Almograve
Km   63 – Cavaleiro
Km   74 – Entrada da Barca
Km   78 – Zambujeira do Mar
Km   91 – Malavado
Km 104 – Boavista dos Pinheiros

Avisos Importantes

O traçado atravessa (e pontualmente percorre um pouco) várias estradas nacionais e municipais que podem ter por vezes muito trânsito, sobretudo durante a época balnear. Recomenda-se prudência.
O percurso é partilhado em vários pontos com o Caminho Histórico (GR11), o concorrido Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares da Rota Vicentina, pelo que é muito provável que encontre alguns caminhantes. Dê-lhes prioridade.
Pode haver a necessidade de abrir cancelas de protecção de gado. Feche-as após passagem.

Percursos comuns com o Núcleo

Percursos de ligação com outros Núcleos

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!