Núcleo de Odemira
Milfontes
109 KM
Este percurso de nível muito difícil é o mais longo do Núcleo de Odemira. Tem várias dificuldades, mas também vários pontos a não perder, mostrando a variedade de paisagens que esta região tem para oferecer.
Começa seguindo para Norte na margem direita do rio Mira, por caminhos rurais. O trilho passa por aldeias remotas e autênticas recordando a verdadeira essência do interior desta região, e regressa depois junto ao Mira para um single track espectacular. No início deste single track, há uma passagem que pode ser perigosa mesmo para um percurso preto. Tenha um cuidado especial na sua abordagem equacionando a hipótese de passar com a bicicleta à mão.
O percurso continua depois apontando novamente para Norte, mantendo a paisagem rural antes de passar por Vila Nova de Milfontes cruzando o Mira pela ponte da N393. Daí, vira para Sul e segue em direção ao Cabo Sardão, onde durante 6 km se faz guiar por um espectacular caminho litoral ao longo dos rochedos imponentes da Costa Alentejana.
Passa por Troviscais, Carrasqueira, Alagoachos, Vila Nova de Milfontes, Longueira, Almograve, Cavaleiro, Zambujeira e Boavista dos Pinheiros.
Ficha Técnica
Dicas
Pontos mais notáveis deste circuito:
- Dique do Mira e o seu mítico single track
- Vila Nova de Milfontes, também conhecida com “A Princesa do Alentejo”, com fantásticas praias de rio e de mar. Faça um pequeno desvio para visitar a parte antiga da vila e a orla costeira ribeirinha.
- Cabo Sardão, o seu icónico farol construído ao contrário e os deslumbrantes, inesperados e quase únicos ninhos de cegonhas nas falésias.
- Entrada da Barca e o seu porto de pesca.
- Zambujeira do Mar cosmopolita estância balnear com as suas soberbas praias e imperdível passeio pedestre à beira-mar.
- Visita ao Bambu Parque.
Pode fazer o percurso em 2 dias, pernoitando em Vila Nova de Milfontes ou Almograve, num alojamentos da rede de parceiros Rota Vicentina.
Pontos de apoio:
Km 10 – Troviscais
Km 15 – Carrasqueira
Km 18 – Vale Bejinha (proximidade)
Km 35 – Alagoachos / V.N. Milfontes
Km 47 – Longueira
Km 51 – Almograve
Km 63 – Cavaleiro
Km 74 – Entrada da Barca
Km 78 – Zambujeira do Mar
Km 91 – Malavado
Km 104 – Boavista dos Pinheiros
Avisos Importantes
O traçado atravessa (e pontualmente percorre um pouco) várias estradas nacionais e municipais que podem ter por vezes muito trânsito, sobretudo durante a época balnear. Recomenda-se prudência.
O percurso é partilhado em vários pontos com o Caminho Histórico (GR11), o concorrido Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares da Rota Vicentina, pelo que é muito provável que encontre alguns caminhantes. Dê-lhes prioridade.
Pode haver a necessidade de abrir cancelas de protecção de gado. Feche-as após passagem.
Percursos comuns com o Núcleo
02 Foz do Torgal
03 Norte
04 Pego das Pias
07 Cabo Sardão
08 Srª das Neves
Percursos de ligação com outros Núcleos
São Teotónio – 14 Cabo Sardão
São Luís – 23 Troviscais e Mira
São Luís – 25 Porto Covo
São Luís – 26 Campilhas e Porto Côvo
Grande Travessia – Troço São Luís a Odemira
Grande Travessia – Troço Odemira a São Teotónio