fbpx

Núcleo de Odemira

07

Cabo Sardão (OD)

65 KM

Não há duvida que este percurso merece a cor que tem, começando logo com uma subida muito íngreme e em alcatrão. Mas não se fica por aqui! Ao longo do traçado tem inúmeras outras dificuldades, nomeadamente 3 single tracks e uma travessia de ribeiro a vau.
O percurso leva o ciclista até à costa e percorre uma boa parte do litoral entre o Cabo Sardão e a Zambujeira do Mar, dois lugares emblemáticos da região.
À medida que se aproxima do mar, as florestas vão dando lugar a vastas zonas de agricultura (por vezes intensiva) e pastoreio, antes de chegar ao Atlântico.
A partir do Cabo Sardão, e durante 6 km, segue-se por um espectacular caminho litoral ao longo das falésias com vistas panorâmicas sobre o mar!
Atravessa várias povoações como Malavado, Fataca, Cavaleiro, Zambujeira do Mar e passa na proximidade do Brejão.

Ficha Técnica

GRAU DE DIFICULDADE: Muito difícil

TIPO DE PERCURSO: Circuito no sentido anti-horário

EXTENSÃO: 65 km

DURAÇÃO: 3h15 a 4h45

MARCADO NO TERRENO: Não

DESNÍVEL ACUMULADO: 740m

ALTITUDE MÁXIMA: 145m
ALTITUDE MÍNIMA: 3m

NÍVEL TÉCNICO: 3 (5)

NÍVEL FÍSICO: 3.5 (5)

ÉPOCA ACONSELHADA: Todo o ano evitando temperaturas acima de 30º

Dicas

Os pontos mais notáveis deste circuito:

  • Cabo Sardão com o seu mítico farol e os deslumbrantes, inesperados e quase únicos ninhos de cegonhas nas falésias. O farol pode ser visitado às quartas-feiras das 14 às 17 horas.
  • Entrada da Barca e o seu porto de pesca.
  • Zambujeira do Mar, cosmopolita estância balnear com as suas soberbas praias e imperdível passeio pedestre à beira-mar.
  • Visita ao Bambu Parque.

Pontos de Apoio:

Km 10 – Malavado
Km 12 – Fataca
Km 21 – Cavaleiro
Km 32 – Entrada da Barca
Km 36 – Zambujeira do Mar
Km 49 – Malavado (proximidade)
Km 62 – Boavista dos Pinheiros

Avisos Importantes

O percurso atravessa várias estradas nacionais e municipais que podem ter por vezes muito trânsito. Recomenda-se prudência.
No final do primeiro single track há uma travessia de uma linha de água que pode ser intransponível após chuvas fortes. Nessa situação há que continuar em frente até à estrada, seguir à direita para o Malavado e aí retomar o percurso.
O caminho ao longo da costa a seguir ao Cabo Sardão tem muita areia em alguns locais e é coincidente com o muito popular e concorrido Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina.
Recomendamos por isso redobrada atenção devido ao risco de aparecimento inesperado de areia e à presença mais que provável de caminhantes.
O segundo e terceiro single tracks desenrolam-se ao longo de canais de rega.

Percursos comuns com o Núcleo

Percursos de ligação com outros Núcleos

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!