fbpx

Núcleo de Colos

46

Bicos e Srª das Neves

62.5 KM

Percurso muito difícil e um pouco mais exigente do que o vermelho do mesmo Núcleo que também vai à Senhora das Neves.

Para além de inúmeras subidas e descidas, tem como principais dificuldades a longa e difícil subida à Senhora das Neves (do km 26 ao km 37 com o km final a cerca de 20%) e a subida em Relíquias (km 30).

Tem vários single tracksde nível técnico médio logo a seguir à Senhora das Neves, e várias travessias de ribeiras a vau que podem ser inviáveis após chuvas intensas. As situações mais problemáticas podem ocorrer ao km 12 na passagem da ribeira da Gema ou ao km 14 na ribeira da Água Branca. Nesta última há uma ponte improvisada que só deve ser utilizada após cuidada avaliação.

Após chuvas, alguns caminhos podem estar alagados ou muito enlameados, sobretudo do km 8 ao km 16, entre Parreiras e Bicos.

O percurso passa sobretudo por caminhos e estradões rurais, quase sempre no meio de vegetação autóctone, entre montados, pastagens, charnecas e arrozais.

Para além de Relíquias atravessa ainda as aldeias de Vale de Santiago, Parreiras, Bicos, Campo Redondo, ribeira do Seissal, Monte da Estrada e Vale de Ferro.

Ficha Técnica

GRAU DE DIFICULDADE: Muito difícil

TIPO DE PERCURSO: Circuito no sentido anti-horário

EXTENSÃO: 62.5 km

DURAÇÃO: 3h00 a 4h30

MARCADO NO TERRENO: Não

DESNÍVEL ACUMULADO: 830m

ALTITUDE MÁXIMA: 267m
ALTITUDE MÍNIMA: 66m

NÍVEL TÉCNICO: 3 (5)

NÍVEL FÍSICO: 3.5 (5)

ÉPOCA ACONSELHADA: Todo o ano evitando temperaturas acima dos 30º e períodos a seguir a chuvas muito intensas

Dicas

Pontos mais notáveis:

– Arrozais de Campilhas (km 21)

– Senhora das Neves (km 37), com a sua Ermida Mariana que é o ponto mais elevado deste percurso. É muito popular como lugar de lazer, acolhendo uma festa religiosa anual a 5 de Agosto.

– Relíquias (km 56)

Por volta do  km 6, em Vale de Santiago, o percurso passa próximo do Monte dos Columbais um dos locais onde se diz ter nascido Cristóvão Colombo. Um dos argumentos para além do nome do Monte, seria o facto de ele assinar Cristóvão de Colos.

Pontos de apoio:

Km   6 – Vale de Santiago

Km 19 – Bicos

Km 31 – Campo Redondo

Km 42 – Monte da Estrada

Km 48 – Vale de Ferro

Km 56 – Relíquias

Avisos Importantes

O trajecto cruza (e por vezes acompanha um pouco) várias pacatas estradas nacionais e municipais e percorre algumas ruas das aldeias por onde passa. No campo segue sobretudo por caminhos e estradões rurais abertos à circulação e onde pode encontrar trânsito automóvel.

Pode haver a necessidade de abrir cancelas de protecção de gado pelo que, sempre que seja o caso, deverão ser de novo fechadas após passagem.

Percursos comuns com o Núcleo

Percursos de ligação com outros Núcleos

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!