fbpx

Núcleo de Odemira

02

Foz do Torgal

11 KM

Par a par com Rio Mira, este percurso passa por algumas das paisagens mais incríveis de Odemira, onde não faltam as pequenas herdades tipicamente alentejanas.Adequado a famílias e pessoas com pouca experiência, é um percurso relativamente fácil, decorrendo sobretudo longe do trânsito.Tenha apenas algum cuidado no primeiro e último km – entre o Centro Cyclin’Portugal e o Centro de Saúde de Odemira – que passa por estrada asfaltada, onde podem circular carros. Neste troço tem também uma subida de 200 metros com 20% de declive quase no final. Se preferir, leve a bicicleta à mão.

Ficha Técnica

Grau de Dificuldade: Moderado

Tipo de Percurso: Ida e Volta

Extensão: 11 km

Duração: 00h45 a 1h15

Marcado no Terreno: Sim

Desnível Acumulado: 185m

Altitude Máxima: 41 m
Altitude Mínima: 3 m

Nível Técnico: 1 (5)

Nível Físico: 1,5 (5)

Época Aconselhada: Todo o ano

Dicas

Quase no final da ida o percurso atravessa a Ribeira do Torgal e chega à foz do rio. Pondere fazer aí uma pequena paragem para um piquenique. A paisagem é magnífica e a sombra ajuda a retemperar forças.

Já agora aproveite a pausa para espreitar, quase no final da ribeira, umas curiosas comportas que servem para regular o caudal da linha de água, evitando ao mesmo tempo a entrada de água salgada ao encher da maré.

Avisos Importantes

Para ciclistas principiantes, aconselhamos que a partida e chegada se façam com a bicicleta à mão no troço entre o Centro de BTT e o Centro de Saúde, o que corresponde aos primeiros e últimos 450 metros.

Uma parte do percurso é coincidente com os trilhos pedestres da Rota Vicentina– nomeadamente o Caminho Histórico -, pelo que é muito provável o encontro com caminhantes.

Note que este percurso não passa por nenhuma localidade, pelo que deverá abastecer-se no ponto de início, em Odemira.

Pontos de apoio:
Em Odemira à partida e à chegada.

 

Percursos comuns com o Núcleo

Percursos de ligação com outros Núcleos

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
odemira-alentejo-btt