Grande Travessia
Amoreiras-Gare » Colos
26,6 KM
Ficha Técnica
Dicas
Todas as etapas da Grande Travessia são viáveis com bicicletas dos tipos BTT, Gravel e Touring.
Este percurso é acessível a partir dos comboios que param nas estações de Amoreiras-Gare e da Funcheira.
Em Amoreiras-Gare é imperdoável passar sem prover as alcôncoras, popular doce regional fabricado na aldeia.
Na Funcheira pare um pouco para admirar o imponente edifício da Estação de Comboios, testemunho de uma época em era uma concorrida encruzilhada ferroviária.
Logo a seguir à Estação da Funcheira há uma curiosa ponte sobre a Ribeira de Garvão. É secundada por um açude por onde, alternativamente, pode ir, não tendo demasiada água a passar na ribeira.
Pontos de apoio:
Km 9 – Garvão
Km 12 – Estação da Funcheira
Km 19 – Santa Luzia
Avisos Importantes
O trajeto cruza frequentemente pacatas estradas nacionais e municipais e segue pelo interior das aldeias e vilas por onde passa.
No campo, segue sobretudo por caminhos e estradões abertos à circulação, onde pode encontrar, por vezes, trânsito automóvel.
Pode haver a necessidade de abrir cancelas de proteção de gado pelo que, sempre que seja o caso, deverão ser de novo fechadas após a passagem.
Após chuvas intensas, alguns caminhos podem ficar alagados ou muito enlameados, sendo necessário especial atenção.