Núcleo de Santa Clara

responsible_travel

À beirinha da Barragem!

Este núcleo desenrola-se exclusivamente no interior e tem a Barragem de Santa Clara como tema principal!

Percorrem-se sobretudo caminhos rurais e florestais, sem single-tracks dignos de registo, numa natureza quase selvagem, maioritariamente através de vastas zonas com raríssima presença humana, visitando pequenas aldeias perdidas como é o caso de Castro da Cola, Corte Brique, Corte Malhão, Cortes Pereiras, Monte da Ribeira e Torquines, para além de várias aldeias fantasma como Totenique, por exemplo.

A volta completa à Barragem de Santa Clara constitui o desafio mais aliciante, embora acessível apenas a ciclistas experientes e em muito boa forma. Os percursos por GPS oferecem duas versões, uma mais curta e outra longa.

Este núcleo permite também uma articulação entre BTT e as estações de comboio de Santa Clara/Sabóia, Amoreiras-Gare, Luzianes-Gare e Pereiras-Gare, sendo que actualmente apenas as duas primeiras têm serviço de passageiros.

São ainda visitadas as povoações de Nave Redonda, Sabóia, São Martinho das Amoreiras, Viradouro e Santana da Serra, esta última já no Concelho de Ourique.

Ficha Técnica

7 PERCURSOS NUM TOTAL DE 330 KM

3 PERCURSOS SINALIZADOS, NUM TOTAL DE 62 KM

SENTIDO RECOMENDADO PARA CADA PERCURSO

ALOJAMENTO E OUTROS SERVIÇOS AO LONGO DE TODO O PERCURSO. ESTUDE O MAPA INTERACTIVO

Percursos do Núcleo de Santa Clara (SC)

Percursos sinalizados no terreno

Estrutura de Apoio

O Núcleo de Santa Clara dispõe de uma pequena estação de serviço localizada mesmo à entrada da aldeia, junto ao Posto de Turismo, no ponto de partida dos percursos e onde há a possibilidade de lavagem e manutenção de bicicletas, pequenas reparações, afinações e enchimento de pneus.

Logo ao lado, poderá encontrar mais informações sobre a rede no Painel Informativo e a placa de KM 0 que assinala o início aos percursos. Todos os tracks estão disponíveis para download para quem queira segui-los com o seu GPS ou App da Rota Vicentina.

Outros Núcleos da Rede BTT

Conheça os outros Núcleos da Rede e encontre novas possibilidades de percursos para conhecer a região.

Odemira
Odemira
São Teotónio
São Teotónio
São Luís
São Luís
Colos
Colos

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
X