Núcleo de Colos

responsible_travel

O núcleo de Colos com o seu Sub-Núcleo de Amoreiras-Gare

Este núcleo desenrola-se exclusivamente no interior e caracteriza-se por ter um sub-núcleo em Amoreiras-Gare, a terra das famosas alcôncoras!

Daqui partem ainda dois percursos adicionais e marcados no terreno e

percorrem-se quase exclusivamente caminhos rurais e florestais, com alguns pequenos single-tracks, par a par com o montado alentejano, visitando pequenos aglomerados perdidos e quase ou completamente desertos. Um percurso preto passa junto à albufeira da Barragem do Monte da Rocha.

Os percursos passam junto às Estações de Comboio de Amoreiras-Gare e Funcheira, ambas com serviço de passageiros. É aliás no sub-núcleo que se inicia a “Grande Travessia”, traçado que une os 5 núcleos entre si, articulando-os com as Estações da Comboio na região.

Para além da Sra. das Neves, da Comunidade Tamera, da Estação da Comboios da Funcheira e da aldeia de Relíquias, que são os locais mais icónicos do núcleo, são ainda visitadas as povoações de Aldeia das Amoreiras, Bicos, Campo Redondo, Funcheira, Garvão, Monte da Estrada, Relíquias, Ribeira do Salto, Ribeira do Seissal, Santa Luzia, Vale de Ferro e Vale de Santiago.

Ficha Técnica

9 PERCURSOS NUM TOTAL DE 280 KM

6 PERCURSOS SINALIZADOS, NUM TOTAL DE 108 KM

SENTIDO RECOMENDADO PARA CADA PERCURSO

ALOJAMENTO E OUTROS SERVIÇOS AO LONGO DE TODO O PERCURSO. ESTUDE O MAPA INTERACTIVO

Percursos do Núcleo de Colos (CL) e sub núcleo Amoreiras-Gare (CL-AG)

Percursos sinalizados no terreno

Estrutura de Apoio

O Núcleo de Colos dispõe de uma pequena estação de serviço localizada no centro da aldeia, no ponto de partida dos percursos e onde há a possibilidade de lavagem e manutenção de bicicletas, pequenas reparações, afinações e enchimento de pneus.

Logo ao lado, poderá encontrar mais informações sobre a rede no Painel Informativo. Em Amoreiras-Gare, junto à Estação de Comboios, também há um painel Informativo. Todos os tracks estão disponíveis para download para quem queira segui-los com o seu GPS ou App da Rota Vicentina.

Outros Núcleos da Rede BTT

Conheça os outros Núcleos da Rede e encontre novas possibilidades de percursos para conhecer a região.

Odemira
Odemira
São Teotónio
São Teotónio
São Luís
São Luís
Santa Clara-a-Velha
Santa Clara-a-Velha

Comece a escrever e carregue em Enter para procurar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
X